O ex-ministro da Justiça,Sergio Moro foi contratado para ser diretor na empresa multinacional de consultoria e compliance Alvarez & Marsal.
O termo compliance significa “estar em conformidade com”, obedecer, satisfazer o que foi imposto, comprometer-se com a integridade. No âmbito corporativo, uma Organização “em compliance” é aquela que, por cumprir e observar rigorosamente a legislação à qual se submete e aplicar princípios éticos nas suas tomadas de decisões, preserva ilesa sua integridade e resiliência, assim como de seus colaboradores e da Alta Administração.
Moro explicou que no setor privado brasileiro, principalmente depois da Lava Jato, houve um despertar das empresas, do setor empresarial brasileiro, em relação à necessidade de imprimir políticas de integridade e de compliance. “Isso também decorre de um movimento internacional em prol da integridade”, afirmou o ex-juiz da Lava Jato.

Pelo novo contrato, Sérgio Moro não atuará em casos que possam gerar conflitos de interesse, já que foi juiz e ministrro. A Alvarez & Marsal possui contratos com empresas que tentam recuperar sua imagem e credibilidade como a Sete Brasil, a Odebrecht e a Queiroz Galvão, que se envolveram nós maiores escândalos de corrupção e precisam mudar sua imagem e gestão.
“O papel da Alvarez & Marsal não é de atuar em defesa dessas empresas. É buscar o aprimoramento, a reestruturação, em alguns casos, ou, às vezes, como se diz aqui, a adoção de políticas efetivas de conformidade. A Lava Jato teve esse efeito colateral também positivo de não só gerar uma expectativa de mudança no setor público mas de ser um motivador do setor privado para despertá-lo quanto a uma necessidade para qual deveriam ter despertado mesmo sem a Lava Jato,” afirmou Sérgio Moro.

BBS Magazine

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar