Aos 17 anos, Breno Alves de Souza, da Escola de Música de Brasília competiu com mais de 300 participantes de 40 países em disputa virtual.

O estudante de piano erudito da Escola de Música de Brasília (EMB), Breno Alves de Souza, 17 anos, é medalha de bronze no Concurso Internacional de Piano da Finlândia, que reuniu mais de 300 participantes de 40 países. Por causa da pandemia da Covid-19, a disputa foi virtual. Nesta semana, o jovem recebeu da Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto uma homenagem e, claro, o momento contou também com uma pequena apresentação de Breno que emocionou.

A família não demorou muito para perceber que ele tinha o talento. Isso foi aos 3 anos de idade. Os pais, Enecy Elvecio de Souza e Olita Alves do Nascimento, resolveram matriculá-lo numa escola particular. “Começou a estudar violão, guitarra, teclado e flauta. O professor disse, à época, que os dedos dele não suportariam as cordas da guitarra.

Até que conhecemos o professor Remo, que incentivou o Breno a ir para a Escola de Música de Brasília”, relembra o pai, que também é professor Enecy Souza. Breno está na EMB desde 2014. O professor dele, Remo de Oliveira, ressaltou os fatores que levaram o jovem a estar entre os melhores na disputa.

“Foi o apoio institucional, da família, a boa orientação e as condições de estudar e participar de concursos”, destacou. Quem também falou a respeito do resultado foi o diretor da EMB, professor Davson de Souza. “Nesses tempos difíceis de isolamento social, as artes e, principalmente, a música têm sido o alento da população para resistir mais tempo dentro de casa. A EMB, que vem desde sempre proporcionando ensino de qualidade, é com muita felicidade que parabeniza e homenageia nosso estudante”, finalizou.

O deputado distrital, Reginaldo Sardinha, que prioriza a Educação nas ações e parcerias, enalteceu o empenho e a dedicação do estudante e reservou na fala um espaço para lembrar a importância da Escola de Música de Brasília. “O professor Remo ao indicar o Breno para essa instituição fez o papel dele de educador ao dizer que o lugar do Breno era aqui numa escola que não só é referência em Brasília, mas no país inteiro’, afirmou.Durante a homenagem pelo 3º lugar no Concurso Internacional de Piano”, o coordenador da Regional de Ensino do Plano Piloto, professor Júlio Cesar Sampaio, destacou o valor da conquista diante de tantas dificuldades que a Educação enfrenta, inclusive, em época de distanciamento social. “O incentivo faz com que a pessoa avance. E saiba que esta homenagem é um incentivo para você seguir com sua trajetória e para dizer que estamos juntos. Os desafios não acabaram, eles serão muitos e te desejamos muito sucesso”, comemorou Sampaio.

Filho de professores, Breno nasceu em Brasília. Em casa, conta com um espaço só para se dedicar ao piano. O empenho é constante e tem rendido bons resultados em concursos nacionais, nos quais está sempre entre os melhores. O jovem que esbanja talento não poupa humildade. “O  principal em um concurso não é o resultado, mas o conhecimento que ele provoca. Todos os participantes aprendem uns com os outros e todo mundo sai ganhando no final”, conclui Breno.

Crédito

Foto: Vinícius Santa Rosa / @visantarosa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar