Por Marcos Lima Mochila

JAIR BOLSONARO CHEGA AOS ESTADOS UNIDOS PARA ENCONTRO COM TRUMP

Jair Bolsonaro: presidente chega aos Estados Unidos para assinar acordos e se reunir com Donald Trump (Foto: Alan Santos/PR/Agência Brasil)
Jair Bolsonaro: presidente chega aos Estados Unidos para assinar acordos e se reunir com Donald Trump (Foto: Alan Santos/PR/Agência Brasil)

O QUE BOLSONARO CONSEGUIRÁ, E O QUE NÃO CONSEGUIRÁ, NOS EUA

The White House/Casa Branca: encontro de Bolsonaro com o presidente americano será nesta terça-feira (19) (/)
The White House/Casa Branca: encontro de Bolsonaro com o presidente americano será nesta terça-feira (19) (/)

Presidente brasileiro e sua comitiva têm série de encontros que devem ser pautados mais por aliança ideológica que por avanços econômicos concretos

Por Redação Exame

 

Em sua primeira visita oficial aos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro terá uma agenda de compromissos a partir de hoje. Nesta segunda-feira (18), ele vai participar de debates sobre investimentos na Câmara de Comércio e de uma audiência com Henry Paulson, ex-secretário do Tesouro americano.

Na terça-feira (19), na parte da manhã, o presidente se reunirá com Luis Almagro, secretário geral da Organização dos Estados Americanos, na Blair House, onde Bolsonaro e sua comitiva estão hospedados. São eles: o chanceler Ernesto Araújo (Ministério das Relações Exteriores), o general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e os ministros Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), Paulo Guedes (Economia), Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Ricardo Salles (Meio Ambiente).

Em seguida, seguem para a Casa Branca, onde o presidente será recebido pelo presidente Donald Trump. Os dois terão uma reunião a portas fechadas, no Salão Oval, apenas com a presença de tradutores. Entre as pautas que devem ser abordadas estão as salvaguardas tecnológicas para a exploração da base de Alcântara, no Maranhão. De acordo com a Folha de S.Paulo, o acerto é fundamental para que a Aeronáutica possa explorar comercialmente o centro de lançamentos, colocando o Brasil num mercado internacional milionário.

Além de Alcântara, Brasil e Estados Unidos devem celebrar a reativação da comissão de um acordo de comércio e cooperação entre os dois países, o lançamento de um fórum de executivos, a constituição de um fundo para financiar pequenas empresas que atuem na área de sustentabilidade na Amazônia e a criação de um fórum na área de energia.

 

PRIMEIRO COMPROMISSO DE BOLSONARO EM WASHINGTON

Foto do jantar na embaixada brasileira em Washington D.C. compartilhada no Twitter (Twitter/Reprodução)
Foto do jantar na embaixada brasileira em Washington D.C. compartilhada no Twitter (Twitter/Reprodução)

Presidente “reconhece que aspectos relativos ao antigo comunismo não podem mais imperar’, afirmou porta-voz durante o evento

Por Julia Braun, de Washington, D.C.

 

O presidente Jair Bolsonaro participou neste domingo, 17, de um jantar na residência do embaixador do Brasil em Washington, D.C. É o primeiro evento na agenda oficial da visita de três dias aos Estados Unidos. Na terça-feira 19 ele vai se encontrar com o presidente americano, o republicano Donald Trump.

Olavo de Carvalho, Gerald Brant, diretor do fundo de investimentos Pantera Capital, e Steve Bannon, ex-estrategista da campanha e conselheiro sênior de Trump, foram alguns dos convidados do evento.

O acadêmico conservador americano Walter Russell Mead, a colunista do Wall Street Journal Mary Anastasia O’Grady e o editor da revista literária The New Criterion Roger Kimball também estavam presentes, assim como Chris Buskirk, editor do site American Greatness, David Shedd, pesquisador da Fundação Heritage, e Matt Schlapp, presidente da União Conservadora Americana.

 

BOLSONARO ANUNCIA NOS EUA FIM DO VISTO PARA AMERICANO ENTRAR NO BRASIL

BOLSO VIAJA AOS EUA FIM DO VISTO

Medida é unilateral; não tem reciprocidade da gestão Trump; governo vai tomar mesma decisão para cidadãos da Austrália, Canadá e Japão

Por Evandro Éboli

No encontro com Donald Trump, nesta terça-feira (19/3) Bolsonaro irá anunciar o fim do visto para americanos entrarem no Brasil.

Esse processo já passou pelos ministros Sérgio Moro e Ernesto Araújo e já foi assinado pele presidente.

Medida é unilateral, já que é improvável a reciprocidade da gestão Trump.

E não para aí.

A mesma decisão será estendida para cidadãos do Japão, Austrália e Canadá.

 

‘SONHEI EM LIBERTAR O BRASIL DA IDEOLOGIA NEFASTA DE ESQUERDA’

BOLSO VIAJA AOS EUA SONHO

Frase foi dita por Bolsonaro na abertura do jantar oferecido a ele, no domingo, em Washington

© Alan Santos/PR – Notícias ao Minuto Brasil

 

O presidente Jair Bolsonaro fez um breve discurso no início do jantar oferecido a ele, na noite de domingo (17), na embaixada do Brasil em Washington.

Ele começou dizendo que há quatro anos, quando decidiu se candidatar à Presidência da República, não foi levado a sério nem pela esposa. Exaltou o escritor Olavo de Carvalho, “um dos grandes inspiradores meus e o inspirador de muitos jovens no Brasil, a quem devemos a evolução que estamos vivendo”, e fez um ataque à esquerda.

“Sempre sonhei em libertar o Brasil da ideologia nefasta de esquerda. (…) O Brasil não é um terreiro aberto onde nós pretendemos construir coisas para o nosso povo. Nós temos que desconstruir muita coisa, desfazer muita coisa, para depois nós começarmos a fazer. Que eu sirva para que pelo menos eu possa ser um ponto de inflexão já estou muito feliz. O nosso Brasil caminhava para o socialismo, para o comunismo.”

 

BANNON SOBRE JANTAR COM BOLSONARO: ‘INCRIVELMENTE IMPRESSIONADO’

O embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral (em pé), fala durante jantar oferecido a Jair Bolsonaro; à esq. do presidente, o ex-estrategista da Casa Branca, Steve Bannon (de fone de ouvido)
O embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral (em pé), fala durante jantar oferecido a Jair Bolsonaro; à esq. do presidente, o ex-estrategista da Casa Branca, Steve Bannon (de fone de ouvido)

Ex-estrategista de Trump participou de jantar na casa do embaixador brasileiro

© Alan Santos/PR – Notícias ao Minuto Brasil

A primeira atividade de Jair Bolsonaro em Washington, onde o presidente desembarcou neste domingo (17), foi um jantar com conservadores norte-americanos na casa do embaixador brasileiro no país, Sergio Amaral. As presenças de destaque foram a do estrategista Steve Bannon, ex-assessor de Trump, e a do escritor Olavo de Carvalho, tido como mentor intelectual do atual governo.

BANNONApós o evento, o porta-voz da Presidência da República, Otávio Santana do Rêgo Barros, disse ao Uol que Bolsonaro tratou de reconhecer que, no que se refere ao comércio, os Estados Unidos são o segundo mercado dos produtos brasileiros. Também abordou outros pontos, como o fortalecimento da democracia no Ocidente “reconhecendo que aspectos relativos ao antigo comunismo não podem mais imperar nesse nosso ambiente que vivenciamos”.

Bannon, por sua vez, se disse “incrivelmente impressionado” com o estafe de Bolsonaro e avaliou o evento como um ótimo ponto de partida para a visita do presidente à capital norte-americana.

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro (Wilson Dias/Agência Brasil)
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro (Wilson Dias/Agência Brasil)

SERGIO MORO IRÁ ASSINAR DOIS ACORDOS DE COOPERAÇÃO COM OS EUA

Em visita a Washington, ministro afirmou que um dos pactos é de troca de informações entre o FBI e a Polícia Federal

Por Julia Braun, de Washington, D.C.

 

Segundo Moro, um dos pactos a serem firmados é de troca de informações entre o FBI e a Polícia Federal.

O ministro acompanha Jair Bolsonaro na visita aos Estados Unidos. O presidente do Brasil tem encontro marcado com Donald Trump na próxima terça-feira, 19.

“São acordos abstratos, normalmente eles envolvem assuntos de cooperação em geral, troca de informação entre FBI e Polícia Federal e outras questões na mesma linha”, afirmou Moro a jornalistas no hotel em que está hospedado na capital americana.

“Fora isso existe essa ideia de plantar uma relação mais sólida para o futuro”.

Ministro de Ciência e Tecnologia: "vamos ganhar muito com isso”, afirmou em Washington (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Ministro de Ciência e Tecnologia: “vamos ganhar muito com isso”, afirmou em Washington (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

MARCOS PONTES DIZ QUE ACORDO PARA USO DE ALCÂNTARA NÃO VIOLA SOBERANIA

Entendimento com os Estados Unidos foi barrado pelo Congresso anteriormente porque previa estabelecimento de área isolada, sem acesso de brasileiros

 

Por Julia Braun, de Washington, D.C.

 

O ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmou neste domingo 17 que a assinatura do acordo de salvaguardas tecnológicas com os Estados Unidos para o uso comercial da Base de Alcântara, no Maranhão, não afetará a soberania brasileira.

O pacto permitirá o uso da base para o lançamento de foguetes americanos e deve ser assinado pelos governos de Jair Bolsonaro e Donald Trump ainda durante a visita do presidente brasileiro a Washington, D.C.

“É importante ressaltar que a soberania de maneira nenhuma é afetada”, disse Pontes no hotel em que está hospedado na capital americana.

“Esse acordo é feito em termos técnicos e não tem qualquer tipo de influência ou provocação à nossa soberania. Pelo contrário, vamos ganhar muito com isso”, afirmou.

O astronauta disse ainda que o acordo vem sendo negociado há 20 anos. Durante o governo FHC, o Congresso barrou o texto.

O ponto que levou ao fracasso do entendimento anteriormente foi o medo de que o pacto violasse a soberania nacional, já que o texto previa o estabelecimento de uma área isolada, onde nenhum brasileiro poderia entrar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar