A doença é uma das principais complicações da diabetes

RETINOPATIA

Por Fernanda Durão

 

O mau controle clínico, com altos níveis de glicemia, descontrole da pressão arterial, hiperlipidemia associado ao não acompanhamento oftalmológico podem levar a cegueira em diabéticos. No Brasil, cerca de 19 milhões de pessoas possuem a doença e, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a diabetes é uma das principais causas de cegueira em adultos jovens. No dia em que é comemorado o Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, o Instituto de Olhos do Recife (IOR) alerta as pessoas a observarem sintomas como a diminuição progressiva ou súbita da visão ou qualquer outra mudança nos olhos.

Apesar de grave a retinopatia diabética é muitas vezes assintomática, ou seja, não apresenta sintomas na fase inicial, podendo ter visão normal, por isso a importância de realizar o exame de retina, exame de fundo de olho, pelo menos uma vez no ano. Nos estágios mais avançados da doença, o paciente pode ter sintomas como: manchas na visão e baixa acentuada na acuidade visual, muitas vezes o levando a cegueira.

O oftalmologista do IOR, Marcelo Valença, explica que a doença é uma das causas mais frequentes de cegueira irreversível em adultos entre 20 e 74 anos. “A OMS mostra um dado preocupante: após 20 anos com a diabetes, 100% dos pacientes do tipo 1 e mais de 60% daqueles portadores do tipo 2 terão algum grau de retinopatia diabética”, disse.

Segundo Marcelo Valença, o diabetes mal controlado também pode provocar lesão nos vasos sanguíneos, causando Edema Macular Diabético, Hemorragia Vítrea, Descolamento de Retina Tracional e Glaucoma Neovascular, que muitas vezes podem levar a amaurose irreversível.

Para evitar que a doença cause a perda da visão, alguns cuidados devem ser tomados, o principal deles é a realização do exame oftalmológico anualmente, podendo ser até mais frequente de acordo com o estágio da Retinopatia Diabética. Além disso, o controle da glicemia, da pressão arterial, dos níveis de colesterol e a prática de hábitos de vida saudável contribuem para um maior cuidado com a saúde dos olhos da população.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar