Dermatologista traz dicas de como se prevenir da exposição do sol nesta época do ano

Com a chegada da época mais quente do ano, liga-se o sinal de alerta sobre a exposição ao sol. Para conscientizar a população sobre isso, temos a campanha “Dezembro Laranja”, com o objetivo de prevenir e combater o câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os números da doença no Brasil correspondem a 27% de todos os tumores malignos no país – um exemplo recente em 2020 foram registrados 8,5 mil novos casos.

A dermatologista credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel, Dra. Tereza Cristina Paiva, ressalta os cuidados necessários para se proteger dos raios solares, destacando o objetivo desta campanha. “Nesse mês, procuramos orientar e esclarecer a população sobre os cuidados com a exposição ao sol. Usar filtro solar quando estiver ao ar livre, em praias e/ou piscinas; roupas leves e claras, de preferência tecidos de algodão; óculos escuros, chapéus e bonés também são indicados”, orienta a médica, que também destaca como pode surgir o câncer de pele.

Ela também orienta quando se deve ligar o sinal de alerta em suspeição da doença e sobre a importância da prevenção. “Quando suspeitar de uma mancha ou sinal que se modificou em pouco tempo, apresentando sangramentos espontâneos, dificuldade de cicatrização, aumento de tamanho, modificação de textura na pele ou alteração na cor, procurar o dermatologista, o mais rápido possível. O câncer de pele tem cura, se tratado em fase inicial. Existem diversos tipos de tratamentos, de acordo com cada caso, podendo variar entre quimioterápicos tópicos, eletrocauterização, lasers, pellings, e ciurugias, mas a prevenção será sempre o melhor remédio”, finaliza.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar