Desobstrução de cursos d’água, alargamento do leito do rio, remoção de baronesas e aplicação de larvicida são os trabalhos que estão sendo realizados

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, intensificou as ações de limpeza em canais e no Rio Ipojuca. Mais de 5 km de extensão do rio e 6 km de canais receberam as ações desde o iníco do mês de março. A aplicação de larvicida também está sendo realizada para o combate às muriçocas.
 

Os canais localizados nos bairros Kennedy, Sol Poente, Salgado, José Carlos de Oliveira e Maria Auxiliadora receberam limpeza desde o início do mês. Já em relação ao Rio Ipojuca, os trechos foram Colégio Machadinho, Ponte Irmã Jerônima, José Liberato, Inocoop e Rendeiras. 

Para o gestor de Limpeza Urbana, Luttemberg Ferreira, a limpeza do rio e canais é importante por diversos motivos. “Dentre os principais benefícios está o alargamento do leito dos cursos d ‘água para conter as enchentes e diminuir o assoreamento hídrico”, explica. Além disso, outro ponto a ser destacado é a retirada de macrófitas (baronesas) que se desenvolvem no rio por apresentarem características de águas calmas, pouco profundas e com excesso de nutrientes. 

Sobre a aplicação de larvicida, o secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade, Ytalo Farias, destaca que as ações para combater as muriçocas seguem de forma contínua no município. “O impedimento da evolução de larvas desses insetos é atualmente a forma mais eficaz de diminuir a incidência dos mesmos, além de contribuir na redução de casos de doenças como a dengue”, ressalta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar