Sandra Paes soma 85,5% dos votos válidos na corrida pela Prefeitura de Canhotinho

Faltando pouco mais de um mês para a eleição, os números que envolvem a disputa pela Prefeitura de Canhotinho, no Agreste Meridional, indicam uma distância considerável entre os candidatos. A primeira pesquisa do Instituto Exatta sobre a intenção de votos no município revela que Sandra Paes (DEM) teria, hoje, 85,5% dos votos válidos contra 14,5% de Marcílio Albuquerque (Avante).

A pesquisa é exclusiva, foi encomendada pelo Blog e é a primeira de uma série sobre a disputa eleitoral de Canhotinho.

Os índices favoráveis a Sandra Paes confirmam a força do grupo político liderado pelo deputado estadual Álvaro Porto (PTB). Desde 2004, quando ele foi eleito prefeito – sendo reeleito em 2008 – o município vem sendo administrado pelo bloco. Atualmente a prefeitura é comandada por Felipe Porto (PSD), que encerra o segundo mandato.

Agora, mais uma vez, eleitores demonstram preferência pela representante do grupo e já se projeta uma performance eleitoral ainda mais expressiva do que nas disputas anteriores.

Ao mesmo tempo, um dos cenários pesquisados aponta que a rejeição de Marcílio beira os 60%. Perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 58,8% dos eleitores indicaram o nome do candidato do Avante.

Por outro lado, 86,7% revelaram estar satisfeitos com a vida que levam, confirmando o contentamento com a administração do prefeito Felipe Porto e, consequentemente, com o grupo político liderado por Álvaro.

Um outro aspecto que merece ser sublinhado diz respeito ao desempenho de Sandra na avaliação estimulada – aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Na pergunta sobre a intenção de voto propriamente dita, 70,2% informaram que votariam na candidata, enquanto 12% indicaram voto em Marcílio. Ao mesmo tempo, na questão “quem você acha que será eleito (a) prefeito (a)”, 77,7% responderam Sandra e apenas 6,3% indicaram o nome de Marcílio. Isso significa dizer que, metade dos eleitores que votarão em Marcílio, acreditam que Sandra será a vencedora e admitem que ele será derrotado.

O levantamento foi realizado entre os dias 03 e 05/10/2020 pela Empresa de Pesquisas Técnicas Técnicas, Científicas e de Mercado Ltda., contratada pelo Blog do Edmar Lyra, ouviu 301 eleitores com cotas de sexo, idade e grau de instrução, entre os dias 03 e 05 deste mês. Registrada no TRE-PE sob número PE 01719/2020, a pesquisa tem margem de erro máxima de 5,7% e grau de confiança de 95%.

Fonte Edmar Lyra

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar