Preocupado com o futuro dos produtores rurais de Pernambuco em função da pandemia, o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) fez nova solicitação ao ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Ele pediu a liberação, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de R$ 10 milhões para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os recursos são para aporte financeiro aos agricultores familiares, em especial aos do semiárido pernambucano.

O pedido do parlamentar é para atender à necessidade urgente dos criadores de caprinos e ovinos da região. A liberação dos recursos possibilitaria o estoque, pelo Governo, de 500 toneladas de carne, o que beneficia, em outra ponta, cerca de 3,5 mil produtores.

“Sabemos que a agricultura familiar tem um histórico de dificuldades, mas o agravamento da pandemia, provocada pelo coronavírus, trouxe uma situação ainda mais dramática para este segmento. Precisamos agir rápido para garantir a atividade e o alimento dos menos favorecidos”, atesta Fernando Monteiro.

O parlamentar tem articulado também a reabertura, em caráter emergencial, do Programa Compra Direta nos municípios de Dormentes, Afrânio, Parnamirim e Santa Filomena. A medida, solicitada à Superintendência Estadual da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), garantirá renda às famílias, que não estão podendo comercializar seus animais, já em ponto de abate.

“A suspensão das feiras regionais e as fortes chuvas que castigaram a região nas últimas semanas causaram, por um lado, uma oferta muito grande de animais e, por outro, uma diminuição da demanda, o que gerou uma queda significativa nos preços dos produtos. Este cenário torna necessária, neste momento, a intervenção, por parte do Governo, na compra de animais, de modo a assistir essas famílias”, avalia o deputado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar