IMG-20190624-WA0106

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, recebeu, nesta segunda-feira (24), o prêmio concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) de Reconhecimento Internacional de Excelência em Gestão Pública. Jaboatão, único representante do Brasil no Fórum das Nações Unidas para os Serviços Públicos 2019, foi escolhido por implantar o melhor projeto do mundo na categoria “Emprego Digno e Crescimento Econômico”. O evento acontece em Baku, capital da República do Azerbaijão, no Leste Europeu.

A Prefeitura do Jaboatão obteve reconhecimento da ONU pelas ações realizadas por meio do Programa de Coleta Seletiva, que foram aplicadas há dois anos e meio. Devido ao sucesso do projeto, Jaboatão torna-se o primeiro município de Pernambuco receber o prêmio desde que o Fórum das Nações da ONU foi criado, em 2003.

O prefeito Anderson Ferreira disse ser uma honra estar representando não só Jaboatão, mas todo o Brasil no fórum organizado pela ONU. “É uma premiação que nos deixa orgulhosos, principalmente pelo fato de estarmos conseguindo transformar a vida das pessoas. Nossa satisfação é ver que os catadores de resíduos sólidos do Programa Coleta Seletiva agora estão vivendo de forma digna e alcançando conquistas através do trabalho. Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo. É importante que outras cidades também implantem esse projeto, tanto para proporcionar uma melhor condição para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, como para proteger o meio ambiente”, salientou.

O gestor explicou que esse avanço social foi possível porque a atual gestão jaboatonense incluiu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no Plano Plurianual (PPA) do município, tendo como meta erradicar a pobreza. “Oferecemos capacitação e estrutura necessária para que os catadores realizem as atividades com mais eficiência. Também cadastramos esses profissionais e eles agora têm casa própria, renda, e estão com os filhos nas escolas”, destacou Anderson Ferreira.

A premiação aconteceu no dia da abertura do evento internacional, que conta com a participação de 450 representantes de todo o mundo, no Heydar Aliyev Center. O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, e o secretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Liu Zhenmin, fizeram as honras de entrega do prêmio. O Fórum das Nações Unidas segue até quarta-feira (26).

Jaboatão também participará, nesta terça-feira (25), do workshop organizado pelo Setor de Inovação do Serviço Público da Divisão de Instituições Pública e Governo Digital da ONU (Undesa). Na ocasião, haverá troca de experiências com representantes de outros países, cujo tema é a “Entrega Inclusiva e Igualitária de Serviços de Forma a Não Deixar Ninguém para trás”. No Heydar Aliyev Center, Jaboatão tem um estande onde é apresentado um vídeo com imagens dos pontos turísticos e há distribuição de cartilhas em inglês sobre o município.

 

 

Blog Edmar Lyra

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar