IMG-20190222-WA0034
Todos os pontos onde estão acontecendo os festejos carnavalescos em Pernambuco, estão sendo vistoriados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, para garantir a segurança e a tranquilidade dos foliões e turistas. Os percursos das agremiações, palcos, onde os cantores e orquestras de frevos se apresentam, camarotes e arquibancadas, além dos trios elétricos estão sendo vistoriados.
Para os dias de Carnaval, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), garante para a segurança um efetivo de 52.065 postos de trabalho ativados em todo o Estado. Significa um acréscimo de 12,6% em relação aos profissionais mobilizados para assegurar a tranquilidade dos foliões no ano passado. Os recursos extra empregados para o período também aumentaram: R$ 9,5 milhões, isto é, meio milhão de reais a mais do que em 2018. O esquema especial de segurança foi divulgado pelo secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, o secretário executivo Humberto Freire e chefes das operativas e gestores das instituições parceiras.

Dos 52.065 postos de trabalho ativados, 40.876 são ocupados pela Polícia Militar (PMPE), 5.754 pela Polícia Civil (PCPE), 5.251 são de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) e 184 estão destinados à Gerência Geral de Polícia Científica (GGPOC).

O reforço começou com as primeiras prévias e desfiles de agremiações no dia 5 de janeiro e se estenderá até 17 de março, quase duas semanas após a Quarta-Feira de Cinzas.

Segundo o programa anunciado, a maior parte dos policiais e bombeiros escalados atuará no Recife, que contará com 17.633 PMs, 3.032 bombeiros militares, 1.905 policiais civis e 136 profissionais da Polícia Científica. Para o Sítio Histórico de Olinda, foram destacados 3.386 policiais militares, 1.040 policiais civis e 713 bombeiros. O restante da Região Metropolitana será coberto por 10.538 PMs e 632 delegados, escrivães e agentes, além de 235 membros do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

Somente para o Carnaval, no intervalo compreendido entre a sexta-feira (01/03) e a Quarta de Cinzas (06/03), o total de postos de trabalho ativados será de 37.724, dos quais 27.984 competem à PMPE, 4.917 à PCPE, 4.649 ao Corpo de Bombeiros e 174 à Polícia Científica.

Para as prévias, foram ativados 9.497 postos de trabalho, dos quais 8.311 são desempenhados pela PMPE, 721 pela PCPE, 455 pelo CBMPE e 10 pela Polícia Científica. Já para o período de pós-Carnaval, planejaram-se 4.844 postos de trabalho, sendo 4.581 de policiais militares, 147 de bombeiros militares e 116 de policiais civis.

O secretário Antônio de Pádua salientou que o efetivo a mais do Carnaval se somará ao policiamento que já é realizado normalmente em Pernambuco. “Esse reforço trata-se de um investimento extra feito pelo Governo do Estado para garantir um Carnaval tranquilo para toda a população e os turistas que vêm nos visitar. Com o aumento do efetivo das polícias em 2017 e 2018, conseguimos fortalecer ainda mais o policiamento, que também permanecerá com as operações ordinárias em todas as cidades de Pernambuco, incluindo aquelas sem programação carnavalesca”.

O coronel Manoel Cunha, comandante do CBMPE, entende que as ações preventivas são imprescindíveis para que os foliões e turistas possam aproveitar a alegria e a descontração do carnaval de Pernambuco. “Em nosso Estado, as pessoas brincam muito na rua e é preciso que as estruturas estejam preparadas para permitir que todos se divirtam sem problemas e acidentes. Por isso, estamos exigindo que todos cumpram as exigências legais”.

GALO – Somente durante o desfile do Clube de Máscaras O Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira, 4.429 profissionais estarão atuando na segurança dos foliões, dos quais 3.144 pertencem aos quadros da Polícia Militar de Pernambuco, 974 atuam pelo Corpo de Bombeiros, 257 integram o efetivo da Polícia Civil e 54 são da Polícia Científica. Para atender ao público, serão instalados dois Postos Integrados de Segurança, onde funcionará integrado às operativas da SDS o Juizado do Folião, uma parceria do Governo do Estado com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Um dos postos estará instalado no Fórum Thomaz de Aquino, na Avenida Martins de Barros, bairro de Santo Antônio, e o segundo ficará na Estação Central do Metrô, bairro de São José. O Juizado do Folião prestará seu serviço nessas unidades a fim de julgar casos de delitos de menor potencial ofensivo. Aberto apenas no dia do Galo da Madrugada, o serviço estará disponível das 13h às 21h. Além desse serviço, ao lado da Casa Cultura ficará a Ouvidoria Itinerante da SDS, com o intuito de facilitar o acesso do serviço ao cidadão para queixas e denúncias.

Durante todo o percurso da agremiação, estarão espalhados postos de comando, postos de saúde, plataformas da PM e do Corpo de Bombeiros. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Diretoria de Controle Urbano da Prefeitura do Recife (DIRCON), Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR) e Diretoria do Galo estarão atuando de maneira integrada com as operativas da SDS.

O percurso já foi vistoriado, na última segunda-feira (18/02), pelo Grupo de Trabalho Carnaval da SDS (GT Carnaval) junto com órgãos como Emlurb, Dircon, CTTU, Guarda Municipal, FCCR, Grande Recife Consórcio de Transporte, Compesa, Celpe, Crea e empresas de telecomunicação. As soluções para questões como fiação baixa, buracos, desvio de semáforos e controles de acesso estão sendo providenciadas.

COMANDO – Neste ano, além do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que funciona no bairro de São José, no Recife, serão ativadas unidades regionais que atuarão de forma integrada nos municípios de Caruaru, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão. Todos funcionarão ininterruptamente das 7 horas do sábado (1) às 7 horas da quinta-feira (7), com células de inteligência e videomonitoramento 24 horas, concentrando as operativas da SDS e órgãos parceiros, como prefeituras, Poder Judiciário, Metrorec, Polícia Rodoviária Federal, Grande Recife Consórcio, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Secretaria da Mulher, Celpe, Compesa, Central de Regulação de Leitos e Detran-PE.

Os Centros de Comando e Controle contarão com apoio de câmeras de videomonitoramento espalhadas pelo estado, a fim de auxiliar no trabalho preventivo e ostensivo das forças de segurança. Os polos monitorados serão os do Recife Antigo, Sítio Histórico de Olinda, polos descentralizados da capital, percurso do Galo da Madrugada, Ipojuca (RMR), Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão).

No Bairro do Recife Antigo, próximo ao Marco Zero, também estará operando uma das duas Plataformas de Observação Elevada (POEs) para videomonitoramento. A segunda ficará na PE-15, em Olinda. Dois helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA) vão se somar ao policiamento, e dois Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICCMs) levarão o monitoramento para Paulista, na RMR, e Tamandaré, no Litoral Sul.

Fotos: Djair Pedro/SDS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar