IMG-20190117-WA0002

Maioria da bancada pernambucana fecha com Maia

Por Arthur Cunha

 

Candidato à reeleição, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, desembarca, hoje, no Recife, para uma agenda de campanha que contemplará uma reunião com o governador Paulo Câmara, simpatizante da candidatura do carioca, e um almoço com a bancada pernambucana. Maia é favoritíssimo aqui no estado. Dos 25 votos possíveis, ele já tem 13 confirmados, podendo chegar a 21 apoiadores – só quatro parlamentares estão contra ele.

Um dos principais articuladores da campanha de Maia, não só aqui, mas em todo o Congresso, é o pernambucano Fernando Monteiro, amigo pessoal do presidente da Câmara. Além dele, votarão no democrata André Ferreira, André de Paula, Augusto Coutinho, Bispo Osséssio, Daniel Coelho, Fernando Filho, Fernando Rodolfo, Raul Henry, Renildo Calheiros, Ricardo Teobaldo, Silvio Costa Filho e Wolney Queiroz. Esses estão confirmados.

Outros que devem optar por Rodrigo Maia, mas ainda não bateram o martelo, são o deputado Sebastião Oliveira e o eleito Túlio Gadelha, que, anteontem, tomou café da manhã com o presidente do Câmara, sinalizando que essa pode ser a sua posição. Túlio, inclusive, foi alvo de questionamentos de internautas e celebridades esquerdistas, como Gregório Duvivier, após seu movimento. Já a posição do Pastor Eurico continua sendo uma incógnita.

Há, ainda, a possibilidade da maior parte da bancada do PSB ficar com Maia: Danilo Cabral, Gonzaga Patriota, João Campos e Tadeu Alencar. Esses deputados não definiram ou não anunciaram seus votos; vão esperar a resolução do partido, para, em seguida, fecharem questão. Líder da bancada, Tadeu já confirmou que seguirá o PSB. João Campos informou que seu voto dependerá também da composição dos blocos na Casa. É o caso de Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, que, com certeza, acompanhará sua legenda.
Votos contrários – Além de Marília Arraes e Carlos Veras, do PT, quem também não votará no atual presidente da Câmara são os deputados Eduardo da Fonte e Felipe Carreras; esse já anunciou voto em um colega de partido, o socialista JHC. Carreras lembrou que já foi assim em 2015, quando ficou com Júlio Delgado.

IMG-20190117-WA0001

 

Senadores – Após ter se reunindo, na semana passada, com a bancada do PSB, o governador Paulo Câmara recebeu, ontem, os três senadores da próxima Legislatura: Humberto Costa, Jarbas Vasconcelos e o oposicionista Fernando Bezerra Coelho. Em pauta, ações e obras prioritárias para o estado, como as adutoras do Agreste e do Pajeú; a Ferrovia Transnordestina; e a requalificação das BRs 232 e 423. Jarbas e FBC, que brigam pelo comando do MDB, sentaram lado a lado.

Fantasmas em Aliança – A Polícia Civil baixou, ontem, na Câmara Municipal e em 11 residências do município de Aliança, com 12 mandados de busca e apreensão. A denúncia é que seis vereadores da cidade, entre eles a presidente da Casa, Zinha Oliveira, estão com funcionários-fantasmas nos seus gabinetes. Os crimes, nesses casos, são os de falsidade ideológica, organização criminosa e peculato. Pronto, chamem os Caça-Fantasmas! IMG-20190117-WA0000

Confusão petista – Apesar dele negar, a informação dos bastidores petistas é que o suplente de vereador João da Costa ficou hashtag #chateado com seu partido porque não indicou ninguém nas vagas do PT no Estado e na PCR. O ex-prefeito, que se disse honrado com o mandato na Câmara Municipal, assegurou ter defendido que a sigla integrasse uma aliança “que representasse a defesa da democracia e do presidente Lula”.

Curtas –
CÓDIGO SANCIONADO – De autoria do deputado licenciado e secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, o Código Estadual de Defesa do Consumidor foi sancionado pelo governador e virou a lei 16.559/2019. Trata-se do primeiro documento do tipo no país, uma conquista de todos os pernambucanos.

FESTIVAL DE JANEIRO – Um leitor antenado de Ouricuri denunciou, pelo WhatsApp Cidadão (81) 99198-0838, que, enquanto o hospital da cidade está paralisado, a prefeitura programou uma festança para este mês, com atrações caríssimas como Xand Avião, Jonas Esticado e Saia Rodada. Nada contra festa, mas saúde em primeiro lugar.

LÁCTEOS – O deputado estadual Claudiano Filho articulou uma reunião do secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, com os produtores de queijo e leite de Pernambuco. Na ordem do dia, a situação de crise do segmento e uma lista de reivindicações. O encontro será às 11h de hoje, no Ipa.

Perguntar não ofende: Por que as ações da Taurus estão caindo após um decreto facilitar a posse de armas?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar