IMG-20180823-WA0033

Reforçando o compromisso do Governo de Pernambuco com a área da segurança pública, em especial com a valorização e motivação de seus profissionais, o governador Paulo Câmara entregou, na manhã desta quarta-feira (22.08), insígnias e divisas aos 229 oficiais e 3.398 praças da Polícia Militar, promovidos ao longo de 2018 na corporação. Os sinais distintivos identificam a patente a que cada policial pertence. A solenidade, realizada no pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, integra as ações do Plano Estadual de Segurança, sendo considerada a maior promoção da história da PMPE.

IMG-20180823-WA0032

“No dia de hoje, oficializamos a maior promoção que já ocorreu na Polícia Militar de Pernambuco, de mais de 3.600 policiais militares sendo promovidos em virtude do seu trabalho, do seu mérito e, acima de tudo, da sua dedicação em salvar vidas e proteger a população do nosso Estado. Segurança pública se faz todo dia. De manhã, de tarde e de noite. Porque a nossa população precisa estar protegida e ter garantido o direito de ir e vir. Então, essa valorização dos nossos policiais tem dado a determinação e a motivação para que eles continuem salvando e protegendo tantas vidas em Pernambuco”, destacou o governador.

Entre os muitos aspectos do Plano está a valorização e motivação dos profissionais, com destaque para a Promoção Decenal. O dispositivo garante o avanço a um posto à frente para todos que completam dez anos na mesma patente. “Esses profissionais fizeram jus às estrelas e insígnias que agora ostentam. São todos merecedores e merecedoras dessas promoções”, frisou o comandante geral da PMPE, o coronel Vanildo Maranhão.

“Isso significa a ascensão profissional que todos almejam. A gente sempre espera crescer e evoluir na profissão, e é isso que está acontecendo comigo e com alguns companheiros hoje. A patente aumenta, a responsabilidade também, mas o compromisso é o mesmo”, registrou a primeiro sargento Glaucia Souza, de 34 anos, com 14 anos de Polícia Militar.

Durante toda a gestão do governador Paulo Câmara, iniciada em 2015, a Polícia Militar de Pernambuco e o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco promoveram, juntas, a ascensão profissional de 12.089 oficiais e praças. Desses, 9.413 pertencem aos quadros da PMPE e 2.676 compõem o CBMPE. Ao longo de todo o Pacto Pela Vida, implantado em 2007, 18.659 novos servidores das Polícias de Pernambuco e do CBMPE passaram pelo curso de formação inicial para ingressar nas carreiras, e 22.536 oficiais e praças realizaram o curso de aperfeiçoamento para crescer em suas categorias.

“É uma promoção para coroar esse reconhecimento do Governo do Estado de que os seus profissionais são os principais elementos para a construção de uma segurança cada vez melhor para Pernambuco. São mais de 3.600 promoções só em 2018. A maior promoção da história realizada por um governador do Estado. É o reconhecimento pelas novas funções que esses policiais terão a partir de agora, além de uma melhoria salarial, que influi indiretamente na qualidade de vida desses profissionais que tanto fazem por Pernambuco”, ratificou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

Ao concretizar promoções e demais investimentos, o Plano Estadual de Segurança de Pernambuco reforça o compromisso do Governo no combate à violência e ao crime organizado, com a aplicação de R$ 290,8 milhões para o setor em 2017 e 2018. O Plano também tem alcançado avanços significativos no aspecto estrutural da corporação. Entre essas conquistas está a renovação da frota das polícias em mais de 1.300 viaturas e 700 motocicletas. A criação de Batalhões e Companhias igualmente tem fortalecido o policiamento ostensivo do Litoral ao Sertão do Estado. Em 2018, a SDS entregou um pelotão da 10ª Companhia Independente da PM no município de Barreiros (Mata Sul), a 11ª CIPM em Lajedo (Agreste) e o 2º BIEsp, que levou companhias especializadas da PMPE para Petrolina e região, no Sertão. Ainda em 2018, será inaugurada a sede do 26º BPM, em Itapissuma (RMR).

Também participaram da solenidade, os secretários estaduais Marcos Baptista (Planejamento e Gestão) e coronel Eduardo Pereira (Casa Militar); além do secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire.

Fotos: Douglas Fagner/SEI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar