IMG-20180605-WA0234

A primeira etapa para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no município de Santa Cruz do Capibaribe, foi iniciada pelo Governo do Estado, através da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA). A obra vai exigir investimentos na ordem de R$ 100 milhões. O principal objetivo da primeira fase do projeto é reduzir significativamente o lançamento de esgoto direto no Rio Capibaribe, que banha a cidade.

As intervenções começam com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro Oscarzão, à margem do Rio Capibaribe, a qual terá a capacidade de tratar o volume de 355 litros por segundo, alcançando o tratamento de cerca de 1 bilhão de litros de esgoto por mês.

O presidente da COMPESA, Roberto Tavares, explicou que os recursos são oriundos do Projeto de Sustentabilidade da Bacia do Capibaribe (PSH), obtidos pelo Estado de Pernambuco através de financiamento junto ao Banco Mundial. A Estação vai beneficiar mais de 100 mil pessoas e vai garantir o atendimento da cidade até o ano de 2038, cuja previsão populacional é de quase 200 mil moradores.

Tavares adiantou que o alto investimento mostra a preocupação do governador Paulo Câmara (PSB) com a área do saneamento que é primordial para a melhoria das condições de vida da população. “O PSH tem como finalidade desenvolver projetos e ampliar sistemas de esgotamento sanitário nos municípios cortados pelo Rio Capibaribe, contribuindo assim para a despoluição do mais importante rio do Estado”.

Além da ETE, a primeira etapa do sistema prevê a implantação de quatro estações de bombeamento e de oito interceptores, que correspondem a 18 quilômetros de tubulações que farão a coleta do esgoto gerado na cidade, ao longo das margens do Capibaribe. Também serão construídos 184 poços de visitas, que farão a função de interligar o sistema já existente na cidade aos interceptores e mais cinco emissários (tubulações que transportarão o esgoto das estações de bombeamento até a ETE). A primeira deverá estar em funcionamento em setembro de 2019.

O projeto da segunda fase do empreendimento está em fase de elaboração e vai contemplar toda a área urbana da cidade com rede coletora de esgoto e instalações domiciliares, inclusive nas áreas em expansão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar