logoBlogTotal

Com o tema “A cidade que precisamos”, a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) promove o  4º Congresso Pernambucano de Municípios, de 25 a 27 de julho de 2017, no Centro de Convenções de Pernambuco. Esta edição conta com a parceria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU) que realiza o Fórum Implementando Cidades Sustentáveis, dentro da programação do Congresso. O evento inclui apresentações de especialistas com diferentes abordagens em planejamento urbano, desenvolvimento sustentável, social e econômico, assinatura do memorando de Entendimento do CAU com a ONU/Habitat e o Lançamento do Plano Safra 2017/2020.

O presidente da AMUPE, José Patriota (PSB), disse que o objetivo do encontro é provocar a discussão entre autoridades que estudam soluções para os problemas municipais e os gestores públicos, assessores e técnicos interessados no assunto. Explicou também que um dos assuntos de relevância é o relacionamento dos prefeitos com os profissionais da área de Comunicação.
Após a solenidade de abertura, às 10 horas, com a presença do governador Paulo Câmara, haverá a palestra “Planejamento Integrado como Estratégia de Transformação Urbana”, com Gustavo Restrepo, arquiteto e urbanista colombiano, ex-gerente de Projetos e Planos de Desenvolvimento Urbano da cidade de Medellín, na Colômbia. Restrepo é referência internacional na recuperação de áreas degradadas.

No dia 26, os participantes terão à disposição diversas palestras, oficinas e painéis.

Oficinas Temáticas – Como em outras edições, a programação traz temas como questões de segurança, saúde e comunicação. Destaque para Reforma da Previdência Social e os Impactos nos Municípios, A Comunicação e a Arte do Poder, A Equidade de Gênero, o Federalismo e os Obstáculos ao Direito à Educação Básica e A Contribuição dos Municípios para a Efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). (Confira a Programação em anexo).

Consórcios – Este ano a novidade é o Encontro Regional de Consórcios Públicos do Nordeste, que acontece também no dia 26. O primeiro painel discorrerá sobre Legislação, destacando: regime de contratação, contrato de rateio x contrato de programa e responsabilização jurídica. O segundo painel vai tratar de financiamento, gestão e funcionamento. O encontro ainda contará com a participação de José Patriota, presidente da Amupe, falando sobre os Consórcios Públicos como instrumento de fortalecimento da gestão pública e em outro momento sobre as estratégias de ação regional. (Confira a programação detalhada do Encontro em anexo).

Arena Sebrae – O público também terá oportunidade de conferir as palestras da Arena Sebrae, com temas como Políticas Públicas para o Microempreendedor Individual e o Desenvolvimento dos Municípios, A Desburocratização como Ferramenta do Desenvolvimento Econômico do Município, a experiência de Fortaleza e a REDESIM e a integração de processos de licenciamento empresarial, entre outras.

No último dia, os destaques serão a apresentação das práticas urbanas selecionadas pelo Fórum Implementando Cidades Sustentáveis, com experiências do Amazonas, São Paulo e Pernambuco e ainda o lançamento do Plano Safra 2017.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar