IMG-20180406-WA0217

As fortes chuvas que têm caído às margens dos rios que abastecem a nova Barragem Governador Eduardo Campos, em Serro Azul, município de Palmares, estão fazendo com que a Secretaria Executiva de Recursos Hídricos (SERH), vinculada à secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-PE), tome algumas providências para evitar problemas futuros. Sendo assim, a partir de sexta-feira (6), serão abertas de forma programada as válvulas dispersoras.

As válvulas serão abertas para aumentar o volume de espera da barragem durante o próximo inverno, quando estão previstas chuvas em um volume acima da média. Trata-se de uma operação normal e planejada. A previsão é abrir as válvulas, dentro do nível de segurança, pois o rio está, hoje, dois metros abaixo da calha normal. Então, a abertura proporcionará a segurança necessária para o acúmulo de água e não oferece nenhum tipo de prejuízo ou insegurança à população.

A descarga de água ocorrerá exclusivamente no Rio Una, o que não afetará qualquer um dos afluentes, ou seja, os rios Pirangi, Camevô, Panelas, Carimã e outros. Serão liberados 20 metros cúbicos por segundo de água.

Atualmente, a Barragem de Serro Azul acumula 130 milhões de m³ e tem capacidade total de acumulação de 303 milhões de m³. A ação irá baixar 10 metros de água e vai manter a barragem na cota de acumulação abaixo da galeria livre.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar