Observadores da cena política pernambucana começam a perceber que o presidente Lula (PT) conseguiu assumir as rédeas de todas as articulações das eleições de 2024 e até de 2026 numa única jogada: o adiamento da decisão do Republicanos sobre as disputas em Caruaru e no Recife.

Partido estratégico para Lula no cenário nacional, o Republicanos foi um dos braços apoiadores de Jair Bolsonaro em 2022. Em Pernambuco, no entanto, a sigla estava alinhada ao governo do PSB. Alçada à Esplanada dos Ministérios com Silvio Costa Filho, a legenda é cobiçada pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), virtual adversário da governadora Raquel Lyra (PSDB) daqui a dois anos.

Com o Republicanos protelando a definição de palanque em Caruaru, base de Raquel, o tucanato estadual fica esperando a definição dos rumos para fazer os próximos movimentos. Da mesma forma, o PSB ainda espera o apoio formal da sigla no Recife, o que também ficará para depois, mesmo Silvinho mostrando muita disposição para que isso aconteça logo. A foto do último sábado é a prova disso. 

Adiando as definições para março, Lula pegou o comando dos rumos de Pernambuco. Os virtuais palanques ficarão à mercê de suas costuras, já que ambos saíram fragilizados das urnas – o PSB perdeu o comando do estado após 16 anos e o PSDB, apesar de vitorioso, não formou uma base pra chamar de sua e ainda vivenciou crises internas. A faca e o queijo foram parar nas mãos dos petistas, e as exigências nas negociações serão altas daqui para a frente. 
Fonte: Blog do Elielson

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar