Através do Programa Jaboatão Aprendiz, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes estabeleceu uma parceria com as empresas Renapsi e Alforge para empregar 60 jovens, com idades entre 14 e 21 anos, que residem no município. A partir de 31 de janeiro, esses jovens iniciarão suas atividades no Complexo Administrativo, com contratos de trabalho com duração de dois anos. A assinatura do contrato ocorreu nesta terça-feira (16) no próprio Complexo, com a presença do prefeito Mano Medeiros, gestores municipais, vereadores, jovens e seus familiares.

A seleção dos jovens considerou critérios como a participação deles no projeto Jovem Mais da Prefeitura, bem como a situação de vulnerabilidade social. Os contratados desempenharão funções administrativas nas secretarias municipais, de segunda a sexta-feira, com carga horária de quatro horas diárias. A remuneração mensal incluirá meio salário mínimo e auxílio transporte. Antes de iniciar suas atividades, os jovens passarão por um período de capacitação.

O prefeito Mano Medeiros ressaltou a importância de órgãos públicos e empresas proporcionarem oportunidades para que os jovens conquistem seu primeiro emprego.

“Sabemos que não é fácil conquistar uma vaga de emprego ainda mais para um jovem sem experiência profissional. A  contratação que firmamos hoje mostra que a gestão municipal tem a preocupação e o compromisso de promover ações que estimulem a inserção desse público ao mercado de trabalho. Sejam todos bem-vindos”, falou.

A contratação de jovens aprendizes é regulamentada pelo Decreto nº. 5598/2005, que autoriza a prática da aprendizagem em órgãos públicos, como alternativa ao cumprimento da cota de aprendizes. Ou seja, as empresas devem ter uma cota mínima de 5% e máxima de 15% de aprendizes. As empresas podem firmar parcerias com os órgãos públicos para o cumprimento dessa cota.   O adolescente ou jovem precisa estar matriculado em uma instituição de ensino e frequentar regularmente as aulas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar