O ministro pernambucano é uma reserva moral da política nacional e tem surpreendido àqueles que ainda não o conheciam como gestor, inclusive o próprio Presidente Lula, que o tem elogiado sempre que seu nome é citado

Por Marcos Lima

.

O diretor-presidente da Revista Total, Marcelo Mesquita esteve, mais uma vez em Brasília (DF), onde chegou na segunda-feira (07).

Entre os muitos compromissos cumpridos, com diversos encontros e reuniões, Mesquita realizou uma visita ao 8º ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil, desde 1º de janeiro do corrente ano, André de Paula.

Marcelo relatou que, na Capital Federal, o ministro tem chamado a atenção pela desenvoltura que vem mostrando no cargo, sempre com foco nas questões ligadas à sua pasta, com relevância para todo o País.

Um dos comentários, numa das reuniões das quais Marcelo participou, se referia à grata surpresa do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, que se confessa bastante satisfeito com a atuação de André de Paula à frente do Ministério.

Para quem conhece o ministro, nada disso é surpresa, pois, na vida pública há mais de 30 anos, não houve nenhuma mudança, a não ser para melhor, em todos os segmentos em que atuou, sendo um dos políticos mais respeitados do País..

O pernambucano André Carlos Alves de Paula Filho, que nasceu em Recife (PE), em 22 de julho de 1961 se formou em Direito em 1986, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Iniciou a sua vida político-partidária ainda estudante, quando em 1982 se filiou ao PDS, onde permaneceu até 1988, quando se filiou ao Partido da Frente Liberal. No PFL conquistou seu primeiro mandato eletivo, o de vereador constituinte.

Em 1990, foi eleito deputado estadual, cumprindo dois mandatos consecutivos, de 1991 a 1998. Em 1999 assumiu pela primeira vez uma cadeira na Câmara dos Deputados, como deputado federal, onde exerceu 5 mandatos, de 1 de fevereiro de 1999 até 17 de dezembro de 2014 e de 1 de fevereiro de 2019 até 1 de fevereiro de 2023.

Em Pernambuco, no executivo estadual, comandou as secretarias do Trabalho e Ação Social e de Produção Rural e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco e, a partir de 2 de janeiro de 2015, exerceu o cargo de secretário de Estado das Cidades do Estado de Pernambuco, nomeado pelo governador Paulo Câmara.

Foi 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados do Brasil e também presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.

Todo este histórico político e toda a sua história de retidão e grande relevância ensejaram a sua indicação para a conquista do Troféu Leão do Norte Brasil 2023, ao mesmo tempo em que será capa da próxima edição da Revista Total, que contará com matéria de 20 páginas, com sua história, suas conquistas na vida privada e pública e depoimentos de várias personalidades nacionais, inclusive do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

O ministério que comanda, Ministério da Pesca e Aquicultura do Brasil, também fez jus ao Troféu Águia Dourada, que será entregue ao ministro na mesma oportunidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar