Embora tenha tido um crescimento surpreendente em Pernambuco em 2022 quando elegeu a primeira governadora e também voltou a ter uma forte representação na Assembleia Legislativa, o PSDB não deve disputar a Prefeitura do Recife em 2024, embora fosse uma maneira de se colocar ainda mais na política pernambucana. O provável nome que deverá receber o apoio oficial da governadora Raquel Lyra é o secretário de Turismo Daniel Coelho que preside o Cidadania em Pernambuco. Outro nome que foi ventilado como possível na disputa pela Prefeitura foi o da vice-governadora, Priscila Krause que também está filiada ao Cidadania.

A ausência do PSDB da corrida pelo comando do Recife chama a atenção. Pelo fato de ser a legenda tucana, o partido da governadora. No entanto, não tem tanto ineditismo assim.

Em 1996, durante o terceiro governo de Miguel Arraes, o PSB também não disputou a Prefeitura do Recife, mas indicou o vice de Roberto Freire que concorreu pelo PPS (hoje Cidadania). O vice de Freire na época foi o ex-ministro Fernando Lyra, tio da atual governadora Raquel. O vitorioso neste pleito foi Roberto Magalhães que concorreu pelo antigo PFL. Já no ano de 2000, já com o MDB no governo, o partido sequer participou da chapa majoritária que tinha Magalhães do PFL e Sérgio Guerra do PSDB repetindo a aliança nacional que tinha FHC e Marco Maciel na presidência. Já em 2004, ainda com o MDB no governo, o partido esteve presente na disputa com o ex-deputado Cadoca. Quem venceu o pleito foi o prefeito João Paulo (PT).

Em 2008, já com o PSB no governo, os socialistas não saíram mais das disputas pela Prefeitura. Naquele ano, indicou o vice de João da Costa que foi o ex-deputado Milton Coelho. Em 2012 e 2016 o PSB disputou e venceu a Prefeitura com Geraldo Júlio e em 2020 com João Campos. 

O cenário atual nos remonta lá para o ano 2000. Devemos ter sim a governadora Raquel Lyra fazendo campanha para o nome de seu grupo a ser indicado. Talvez o PSDB possa indicar o vice na chapa do Cidadania, o que iria apenas inverter as posições que hoje está montada no Palácio. Mas não teremos ainda o PSDB disputando a Prefeitura do Recife.

Projeto

Embora esteja fora de cogitação para o PSDB disputar a Prefeitura do Recife, o projeto tucano para os municípios é bastante ousado. Segundo contas de alguns observadores da política, o PSDB pode saltar e ultrapassar a marca de 50 prefeitos nas próximas eleições. Vários prefeitos e lideranças estão em busca da legenda para a disputa municipal.

Saída

Silvério Pessoa, comunicou nesta quinta-feira (20) à governadora Raquel Lyra que, por razões pessoais, está deixando o governo. “Despeço-me do cargo com o sentimento de dever cumprido e a certeza de ter dado voz a quem muitas vezes está à margem do processo, valorizando nossos artistas e suas mais variadas expressões e linguagens inseridas também nas culturas das periferias em todo o Estado”, destacou Silvério.

De olho

Uma das cidades onde haverá enfrentamento direto entre o PSB e o PSDB é em Garanhuns. O prefeito Sivaldo Albino que disputará um novo mandato deve enfrentar o deputado estadual e líder do governo Izaias Régis. O deputado tem aproveitado inclusive o recesso na Assembleia Legislativa para estar mais presente em seu município.

Congresso

As inscrições para o 6º Congresso Pernambucano de Municípios, que será realizado entre os dias 28 e 30 de agosto deste ano, no Centro de Convenções de Pernambuco, já estão abertas. Organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o encontro reúne gestores públicos, técnicos, comunicadores, legisladores, vereadores, empresários, representantes da sociedade civil e de instituições financeiras oficiais e privadas, especialistas e estudantes.

Tentando dar vida

A ex-deputada federal Marília Arraes vai sofrer um bocado para montar o Solidariedade na disputa municipal do próximo ano. O motivo é quem conseguir o comando da legenda terá direito a usar o número, a marca, a presença de Marília, mas o fundo partidário será escasso. Principalmente depois do péssimo resultado eleitoral que a legenda obteve em 2022. 

Silvio Nascimento

O ex-presidente da Embratur, Silvio Nascimento, deve disputar a eleição na cidade de Caruaru. Ligado ao ex-ministro Gilson Machado, Silvio Nascimento deve disputar uma vaga na Câmara pelo PL, já que o partido tem hoje o nome do deputado federal Fernando Rodolfo. Silvio conversou sobre o assunto em entrevista a uma rádio local mas não bateu o martelo sobre qual cargo pretende disputar.

fonte: Blog do Silvinho

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar