O Troféu Águia Dourada será destinado à instituição municipal, enquanto o prefeito receberá o Leão do Norte Brasil – Gestão Total 2023, pela aprovação de sua gestão pela população, entre os 100 melhores prefeitos do Brasil

Por Marcos Lima

Fabiano Taques Horta, nascido em Niterói, em 25 de agosto de 1974, filiado ao Partido dos Trabalhadores, é prefeito de Maricá (RJ), desde 2017.

Formado em veterinária pela Universidade Federal Fluminense, Fabiano começou sua militância política ainda adolescente pelo Partido dos Trabalhadores, tendo atuado por diversos anos como membro da executiva municipal, sendo atualmente o presidente do partido em Maricá.

Em 2008, foi eleito vereador de Maricá, sendo reeleito em 2012 tendo, ainda, atuando como presidente da Câmara Municipal maricaense. Aliado ao prefeito Washington Luiz Cardoso Siqueira, conhecido como Quaquá, que também foi eleito e reeleito nas mesmas eleições, implantaram diversas políticas impactantes no município, dando destaque para a implantação da Empresa Pública de Transporte (conhecidos como “os vermelhinhos de Maricá”), tendo atuado na criação de uma moeda social, conhecida como Mumbuca, para ajudar no combate à extrema pobreza no município.

Em 2014, elegeu-se deputado federal, com 37.989 votos, tendo sido chamado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para assumir a Secretaria de Desenvolvimento e Economia Solidária em outubro de 2015. No dia 4 de maio de 2016, no entanto, retornou à Câmara Federal, após a retirada do apoio do PT ao governo do PMDB na cidade.

No dia 2 de outubro de 2016 elegeu-se prefeito de Maricá, com mais de 52.81% dos votos, após a candidatura de seu oponente mais cotado, Marcelo Delaroli (DEM) ter sido indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Com uma gestão com alto índice de aprovação pela população, Fabiano foi reeleito em 2020 com 76.285 votos, equivalentes a 88,09% do total de válidos.

Desde a primeira gestão, Horta desenvolve em Maricá uma política econômico-social de transferência de renda, concretizada pela inclusão no orçamento municipal das necessidades da camada mais vulnerável dos habitantes, sendo considerado um grande líder, o que pode ser explicado pelos programas de transferência de renda e transporte grátis, tudo financiado por receitas milionárias de royalties do petróleo.


No levantamento nacional dos melhores gestores realizado pelas equipes da Revista Total, que apontou os 100 melhores prefeitos do país, Fabiano Horta apareceu como um dos administradores municipais com uma dos maiores índices de aprovação de sua gestão pela população, assim como a Prefeitura de Maricá aparece como uma das instituições municipais mais organizadas entre todas do país.

Por conta desses resultados, a equipe da Revista Total estará realizando a entrega de 2 troféus a Fabiano, ainda este mês, em seu gabinete na Prefeitura fluminense. O Troféu Águia Dourada será destinado à instituição municipal, enquanto o prefeito receberá o Leão do Norte Brasil – Gestão Total 2023.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar