A Prefeitura de Bezerros adquiriu, recentemente, um novo equipamento de pulverização em Ultra Baixo Volume a frio (UBV Veicular leve) para combate ao mosquito Aedes aegypti, causador das principais arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya. O investimento foi de aproximadamente R$ 17 mil, com recursos próprios. 

A UBV Veicular tem como objetivo oferecer uma melhor cobertura no combate ao mosquito, principalmente nos bairros com maior incidência de proliferação. O equipamento é capaz de atender mais localidades num menor espaço de tempo, permitindo que as equipes da Vigilância Ambiental atuem com um trabalho otimizado. 

“Com essa aquisição, a gente amplia nossas ações de combate às arboviroses, dentro e fora dos domicílios, garantindo a devida aplicação do adulticida, dos larvicidas e também reforçando a educação ambiental para população bezerrense, que tem papel fundamental no combate ao mosquito Aedes aegypti”, destacou o coordenador da Vigilância Ambiental, Rodrigo Leal.


A aplicação do produto inseticida é feita conforme mapeamento prévio dos profissionais da Secretaria de Saúde, levando em consideração os bairros mais vulneráveis, onde as equipes atuarão com pulverizadores costais e o uso do equipamento UBV Veicular. A intervenção do aparelho possibilita menor risco de contaminação ambiental e maior agilidade nas ações de bloqueio vetorial.


É importante destacar que os apicultores (ou seja, criadores de abelhas), na zona urbana, devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde de Bezerros, através do telefone (81) 3728-6716, para orientações sobre a pulverização. O trabalho das equipes teve início nesta quarta-feira (10) em algumas ruas dos bairros Cruzeiro, Irmã Júlia e Centro. 

*Verifique se a caixa d’água está bem tampada.
*Deixe as lixeiras bem tampadas.
*Coloque areia nos pratos de plantas.
*Recolha e acondicione o lixo do quintal.
*Limpe as calhas.
*Cubra piscinas.
*Tampe os ralos e baixe as tampas dos vasos sanitários.
*Limpe a bandeja externa da geladeira.
*Limpe e guarde as vasilhas dos bichos de estimação.
*Limpe a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
*Cobra bem a cisterna.
*Cobra bem todos os reservatórios de água.

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Joelma Silva.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar