Em ano de protagonismo feminino na política, as mulheres brasileiras têm uma candidata a presidente para chamar de sua. A senadora Simone Tebet, que teve seu nome confirmado como candidata pelo MDB e Cidadania – próxima semana deve ser referendada pelo PSDB – se comprometeu em entrevista esta quarta-feira a “acabar com a polarização existente no Brasil no campo político”.
“A minha maior missão é pacificar, dialogar com as pessoas, resolver os problemas delas. É para isso que me predisponho a estar ao lado desses homens públicos de outros partidos que virão para dizer que o Brasil tem jeito”- acrescentou.
Advogada, 52 anos, a mato-grossense Simone Tebet é uma vitoriosa na politica. Começou sua vida pública como prefeita de sua cidade Três Lagoas (MS). Em 2002 foi eleita deputada estadual e dois anos depois prefeita de sua cidade Natal, sendo reeleita em 2008. Em 2011 foi eleita vice-governadora. Em 2014 conquistou o mandato de senadora. É considerada uma das mais brilhantes senadoras brasileiras e, recentemente, se destacou nacionalmente como membro da CPI da Covid.
O que pode mudar na política brasileira e pernambucana com a entrada de Simone Tebet no páreo presidencial ? Se for identificada pelas mulheres como sua real representante tende a crescer e se consolidar como terceira via num cenário no momento polarizado entre Bolsonaro e Lula e com Ciro empacado nos menos que 10%. Em Pernambuco beneficiará a pré-candidata a governadora Raquel Lyra que fará parte do seu palanque como filiada ao PSDB.
Jarbas apóia, Renan e Eunício resistem
Apesar de apoiada pelo MDB e Cidadania, Simone enfrenta ainda alguns obstáculos. Seu partido, sobretudo a banda nordestina ainda resiste através do senador Renan Calheiros (AL) e do ex-senador Eunício Oliveira (Ce) que querem apoiar Lula. Por isso o apoio que o senador Jarbas Vasconcelos já declarou a ela foi celebrado pela senadora. Quanto a Renan e Eunício ela foi dura com os dois “ “O que fez o MDB diminuir no Nordeste e não no Sul? – indagou, concluindo “Vamos lembrar que nós temos que fazer mea culpa e fazemos, o MDB esteve envolvido no escândalo do petrolão”. (Tanto Renan quanto Eunício foram citados como participantes.)

PSDB faz parte da coligação disposta a marchar com Simone
O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, não deu ouvidos à resistência de Renan e Eunício, afirmando que 17 diretórios estaduais emedebistas já fecharam com a candidata. O PSDB participou desde o início das costuras para apoiar a senadora ao ponto de convencer o ex-governador de São Paulo, João Dória, a desistir esta semana. O presidente nacional Bruno Araújo já declarou que os tucanos apoiam Simone. O vice-presidente nacional do Cidadania, deputado federal Daniel Coelho, disse ao BlogDellas ontem que “o PSDB forma uma federação com o Cidadania e não havia sentido o Cidadania apoiar Simone se não tivesse certeza de que os tucanos farão o mesmo”.
Saúde na berlinda. Oposição cobra resultados
A crise na saúde em Pernambuco com os problemas estruturais do Hospital da Restauração e a falta de leitos de UTI para crianças viraram assunto da sucessão estadual. Os pré-candidatos oposicionistas a governador exigiram resposta sobre os problemas na Restauração e todos eles se pronunciaram sobre a falta de leitos de UTI que já provocou a morte de duas crianças “Quantas crianças precisarão morrer para que o Governo de Pernambuco tome providências reais?- cobrou Marília no twitter. Raquel, Anderson e Miguel criticaram a gestão do setor mas Miguel pontuou “devemos enfrentar a crise, deixar a política de lado, e buscar solução urgente”.
Até Danilo se pronunciou
Para não ser acusado de omissão até o candidato governista Danilo Cabral não deixou passar em branco. “Lamento profundamente e me solidarizo com as famílias. Pernambuco é o estado do Nordeste que mais investe em saúde. É muito séria a falta de vagas em UTIs. Essa será uma das prioridades do nosso Governo”- concluiu em nota. A Secretaria de Saúde culpou um crescimento de 150% na demanda por eleitos para crianças comparado ao mesmo período do ano passado e disse que está abrindo de imediato mais de 60 novos leitos de UTI infantil no estado.
Clodoaldo homenageia
Através de iniciativa do deputado estadual Clodoaldo Magalhães, a Assembleia Legislativa entrega na próxima segunda-feira, dia 30, em sessão solene, o título de “patronos de Pernambuco” a personalidades já falecidas que se destacaram na vida pública, nas artes, na medicina, no jornalismo, na religião e direitos humanos e na educação em nosso estado. Entre os agraciados Ricardo Brennand, Frei Damião, Dom Hélder Câmara, Graça Araújo, Marco Maciel, Reginaldo Rossi, Ênio Cantarell, Oswaldo Coelho e Tabosa de Almeida.

Fotos: Reprodução Facebook
Fonte blog Dellas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar