As válvulas plásticas utilizadas no Brasil hoje são importadas da China. A partir do segundo semestre de 2021, o mercado nacional terá uma nova opção: os produtos da Pump América Indústria de Válvulas, em fase de instalação em Linhares. A empresa vai gerar 100 empregos diretos e 180 indiretos e contou com linha de crédito do Banco do Nordeste destinada a projetos inovadores para viabilizar a sua implantação no Espírito Santo.

O planejamento da Pump é começar a produzir as primeiras peças em setembro, adianta o empresário Jobem Donada. O maquinário está sendo importado da China e deve chegar a Linhares em junho. A previsão é produzir 200 mil válvulas por dia para atender todas as regiões brasileiras e os países da América do Sul a preços competitivos com os chineses. O projeto todo está orçado em R$ 16 milhões.

Jobem tem experiência de 40 anos em indústria de plásticos, especializada em acessórios e móveis para salões de beleza, sediada em Caixas do Sul (RS). O empresário explica que Linhares foi selecionado como a sede da nova fábrica por sua posição geográfica privilegiada, próxima de grandes centros industriais e comerciais, e por conta dos incentivos, como o crédito do BNB.

Os juros praticados pela instituição e o atendimento prestado pelo gerente da agência Linhares, Constantino Martins, e pelo gerente de negócios Rafael Freitas, receberam elogios de Jobem. Rafael destaca que a Pump acessou a linha de crédito FNE Inovação, que tem as taxas mais baixas do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, para incentivar a disseminação de novas práticas na área de atuação do BNB. “Tanto o processo de injeção quanto o de montagem das peças serão automatizados. São processos inovadores no Brasil, já que não há indústria com produção similar à da Pump América no país”, ressalta.

O Banco do Nordeste financiou a aquisição de máquinas e equipamentos, veículo, instalações e capital de giro associado ao investimento para implantação da indústria. Com o FNE Inovação podem ser financiados projetos de implantação, expansão, modernização, reforma e relocalização de empreendimentos que viabilizem inovações em produtos, serviços, processos e métodos organizacionais.

Os recursos podem ser acessados por empresas de todos os portes, microempreendedores individuais, produtores rurais, cooperativas ou associações de produtores. Os prazos para pagamento são de até 15 anos, com até cinco anos de carência. É possível solicitar crédito e conferir todas as informações sobre o FNE Inovação no portal do Banco do Nordeste, em www.bnb.gov.br/fne-inovacao.

O BNB atua na área da Sudene, que, no Espírito Santo, conta com 28 municípios. Para atender à população capixaba, a instituição mantém agências em Linhares, Colatina, São Mateus, Nova Venécia e Pinheiros.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar