O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, participou nesta sexta-feira (23) do lançamento do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) da Região do Moxotó, promovido pelo governo do estado, que permite a gestão compartilhada das redes de saneamento rurais. A cerimônia foi transmitida ao vivo e contou com a presença do governador Paulo Câmara, da secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista e do secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins Filho.

A iniciativa visa a universalização do acesso à água. Para a secretária Fernanda Batista, “tratar do Sisar é um marco, é um modelo de gestão que vem dando certo, a exemplo do Estado do Ceará, onde nós nos inspiramos. O sistema garante que o saneamento no meio rural tenha sustentabilidade, durabilidade e funcionamento adequado através da garantia da operação e manutenção pelas comunidades”, enfatizou a secretária

O presidente da Amupe, José Patriota, afirmou que esse é um momento histórico e de muita alegria. “Não há desenvolvimento sem políticas voltadas para aqueles que mais precisam. Neste momento estamos fazendo um ato histórico, um sonho pensado no governo Eduardo Campos, que estamos realizando agora. Não há dignidade para homens e mulheres que residem no campo se não houver água para as necessidades básicas. Sem dúvidas, devido a sua estruturação firmada, o Sisar levará a boa gestão dos recursos hídricos às comunidades”, frisou.

Segundo o governador Paulo Câmara, o estado já tem o compromisso de implantar mais dois Sisar, no Sertão do Pajeú e no Sertão Central, ainda neste ano. “É um modelo que dá certo, que tem a participação das pessoas que vão nos ajudar a fazer as coisas acontecerem. Vamos potencializar tudo que já está feito e ajustar tudo o que vai ser feito no futuro. Estamos tratando de água, de saúde pública, e é com isso priorização que a gente vai avançar nesses próximos meses, pois o nosso compromisso é dar condições cada vez melhores ao povo pernambucano”, concluiu o governador.

Entenda o Sisar

São três os principais atores responsáveis pela gestão das redes de saneamento: o Sisar, a Compesa e a Associação Comunitária. O papel do Sisar é comercial, contábil e administrativo com a gestão da manutenção especializada, da qualidade da água e do incentivo à educação socioambiental. A Compesa apoia o Sisar com padrões de projetos e obras, monitora os resultados, analisa as amostras de águas e acompanha a gestão. Por sua vez, a Associação Comunitária fica responsável por operar o Sistema, com pequenos consertos, controlar e pagar a conta de energia, fazer a leitura dos hidrômetros, entregar as contas e fazer a cobrança aos consumidores.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar