Por Max Felipe (Jornalista)

O Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido presidiu a celebração da Santa Missa de ação de graças da vitória de Yves Ribeiro e Dido Vieira, realizada na sede da Paróquia Santa Isabel, na igreja matriz de Paulista. O pároco Adriano Chagas também participou da celebração.

O vice-prefeito eleito Dido Vieira fez a leitura da Liturgia da Palavra – Primeira Leitura (1 Jo 2,12-17). O padre Adriano Chagas fez a leitura do Evangelho (Lc 2,36-40). Na homilia, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, citou o nascimento de Jesus Cristo como o maior exemplo de humildade, mostrando seu amor e compaixão a todos, principalmente aos pobres.

“O Natal é uma das três principais solenidades do ano litúrgico. E, o Natal se caracteriza pela festa da Luz, que nos recorda a estrela de Belém. Aquela estrela que conduziu os pastores que foram os primeiros a receberem a notícia do nascimento de Jesus Cristo; pessoas humildes, mais uma vez Jesus mostrando seu amor especial para com os pequenos assim como a estrela conduz os magos que vieram lá do Oriente para adorar Jesus; Jesus não veio somente para um povo restrito, o povo judeu, mas ele veio para todos!”

Dom Fernando leu a carta da igreja para o prefeito eleito Yves Ribeiro.

______________________________________________

Confira um trecho da carta.

(…) Permita-me dizer que a Igreja Católica por meio de sua doutrina social compromete-se com os direitos fundamentais e sociais de todos os cidadãos, assim como reflete, ensina e incentiva a promoção do bem comum, respeitando a legítima autonomia da sociedade política.

Asseguro-lhe neste sentido que a Arquidiocese de Olinda e Recife está aberta a todas as parcerias que sejam necessárias para o bem comum do povo que Vossa Excelência governará.Sabemos todos que a situação de pandemia – com as suas consequências emocionais, sociais e econômicas – será o grande desafio inicial que enfrentará. Contudo, como disse o Papa Francisco, “a grandeza política mostra-se quando em momentos difíceis, se trabalha com base em grandes princípios e pensando no bem comum a longo prazo.” (…)

______________________________________________

Emocionado com as palavras e a carta de Dom Fernando Saburido, no final da missa, o prefeito eleito Yves Ribeiro pediu humildade na cidade do Paulista. “Peço a Deus muita humildade para ouvir as pessoas. Peço também a todos os secretários, diretores e todos os companheiros e companheiras que vão nos ajudar. A coisa mais importante de qualquer governo é cuidar das pessoas, o principal fator da vida é a nossa vida. E, a gente sabe que muitas vezes numa administração a vaidade, o fuxico, aquelas coisas pequenas podem atrapalhar a vida de tantas pessoas que precisam do poder público”, afirmou Yves Ribeiro.

O prefeito eleito Yves Ribeiro deixou claro que o objetivo é trabalhar em prol da melhoria da cidade e não vai acatar nenhuma perseguição política no município. “Ganhei a eleição! Não devemos machucar ninguém, perseguir ninguém porque todos têm o direito livre de escolher e votar em quem quiser! Por isso, meus irmãos, chegou o momento em que todos nós deveremos se unir em torno da cidade do Paulista para buscar o objetivo dessas pessoas, para voltar a saúde a funcionar.”

Yves também ganhou o terço da equipe do coral para rezar e pedir orientação à Mãe Rainha, na condução da sua gestão em Paulista.

Roda da Vida

Yves deixou um agradecimento ao arcebispo de Olinda e Recife. “Quero agradecer a Dom Fernando Saburido, esta pessoa tão maravilhosa. A gente durante o Programa Roda da Vida, ele nos deu tanta força para ajudar as pessoas que mais precisam!”

Pandemia

O pároco Adriano Chagas esteve atento para atender aos protocolos da segurança da vigilância sanitária da covid-19. A entrada de cada fiel na igreja foi feita um a um para evitar a aglomeração. Na hora da comunhão, o público não fez fila, a pessoa precisou se levantar para o ministro levar a hóstia.

Homenagem

Teresinha Mousinha, anunciada na imprensa secretária de Saúde de Paulista, leu a trajetória de Yves Ribeiro, começando sua carreira profissional como eletricista, depois se tornar vereador, mesmo após acidente, e conquistar sete mandatos de prefeito. Ela também prestou homenagem póstuma a Dr. Nelson Bandeira, falecido na véspera do Natal, vítima da covid-19. A esposa dele esteve presente na missa, Dra. Flávia Novelino. Ela será Procuradora Geral do município de Paulista.

Banda Firmino da Veiga

O público logo na entrada da igreja foi recepcionado pela Banda Marcial Firmino da Veiga, uma das mais premiadas do Concurso de Bandas e Fanfarras da Rede Globo Nordeste.

Confira os nomes que vão compor o secretariado de Yves.

Jorge Carreiro – Infraestrutura e Serviços Públicos

Terezinha Mousinho – Saúde

Jaqueline Moreira – Educação

Zé Ronaldo – Comunicação

Cesar Júnior (Alemão) – Regionais

Vinicius Campos – Relações Institucionais

Kelly Tavares – Políticas Sociais

Fabio Barros – Articulação Política

Kaio Damasceno – Assuntos Jurídicos

Hugo Leonardo Lopes de Souza – Administração

Geraldo Lima – Planejamento, Gestão e Controladoria

Sidney Valério – Turismo

Marcelo Menezes – Segurança Cidadã

Luzia Santos – Finanças

João Neto – Desenvolvimento Econômico

Cláudio Nunes – Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente

Marcos Eduardo (Dudu) – Secretário Executivo do Gabinete

Flávia Novelino – Procuradora Geral

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar