Por Marcos Lima Mochila

.

Com um histórico de dedicação a Trindade, seja como professora, seja como política, Helbe da Silva Rodrigues Nascimento, conhecida como Professora Helbinha de Rodrigues (PSL), venceu a eleição e se tornou a 1ª mulher a assumir a prefeitura trindadense. Ao fim da apuração, Helbinha teve 63,48% dos votos, correspondente a 10.869 votos. Seu principal oponente, Zé Capacete (PP), teve 35,40% (6.062 votos) e João Andrade (PSC), teve apenas 192 votos, o equivalente a 1,12% do total de votos válidos.

A eleição de Helbinha já era dada como certa pela Revista Total desde dezembro, quando iniciou a 1ª fase dos Estudos Técnicos em Trindade, que estampou no seu blog a manchete HELBINHA VAI GANHAR ELEIÇÃO PARA PREFEITURA DE TRINDADE (https://blogrevistatotal.com.br/2019/12/16/helbinha-vai-ganhar-eleicao-para-prefeitura-de-trindade/).

.

Helbinha de Rodrigues tem 42 anos, é casada, tem superior completo e é professora do Ensino Fundamental. Seu vice é Dr. Renne, do DEM, que tem 38 anos. Os dois fizeram parte da coligação “Uma Nova História”, formada pelos partidos PSL, DEM e PT.

Helbinha e Paulo Rennê, na sede do Grupo Trevo, com Demontiê Alencar, sócio-administrador da Gesso Trevo, Mineração Boa Esperança e Trevo Drywall

A ex-vereadora Helbinha de Rodrigues jamais foi esquecida pela população, com relação à sua excelente atuação durante seu mandato na Câmara Municipal, onde desenvolveu muitas ações, sobretudo as voltadas às causas populares, uma de suas maiores preocupações.

Helbinha com mais dois apoiadores de sua candidatura: Erick Freitas, da Servex Mineração, e Jorberth Granja da J Gesso

Por conta disso, seu nome teve o apoio das lideranças políticas e dos produtores rurais de Trindade, além de grandes empresários como Demontiê Alencar, sócio-administrador da Gesso Trevo, Mineração Boa Esperança e Trevo Drywall; Erick Freitas, da Servex Mineração; e Jorberth Granja da J Gesso.

O que chama a atenção é que, mesmo não tendo nenhum cargo público durante os últimos 4 anos, Helbinha não deixou de manter entendimentos com políticos influentes, como o deputado federal Fernando Monteiro (PP), auferindo sempre relevantes benefícios para a cidade.

Por solicitação de Helbinha, em maio deste ano, justamente quando se acentuavam os casos de infecção pela Covid19, Fernando Monteiro alocou 600 mil reais em emenda parlamentar para o município. Na oportunidade, segundo Helbinha, foi construído um consenso com o prefeito, Dr. Everton, para que o recurso fosse utilizado para aquisição de 2 leitos de UTI. Por Trindade não possuir UTI, pessoas com casos graves de saúde tinha que ser transferidas para Araripina ou Ouricuri.

Deputado federal Fernando Monteiro

Fernando Monteiro, sempre muito solícito aos pedidos de Helbinha, comentou: “Saiba que esta emenda é uma resposta à sua atuação política em Trindade, pois bem conheço sua liderança e seu comprometimento com as causas do município. Continuo aqui em Brasília lutando para conseguir ainda mais recursos para ajudar meus conterrâneos pernambucanos e você é um desses conterrâneos a quem nunca poderei negar nada”.

A futura prefeita teve, do deputado Fernando Monteiro, como de outros e do próprio governo do Estado, a garantia de que todos os esforços serão dispendidos para que ela obtenha o máximo de recursos para mudar o município. Afinal, o principal projeto dos compromissos assumidos durante a campanha é, justamente, a reconstrução do município de Trindade, que vive um dos piores momentos de sua história política. Carente de obras estruturais, diversos serviços paralisados e com vários meses de atraso na folha de pagamento, o município está mergulhado num mar de incertezas, o que implicará num grande desafio para a sua gestão municipal.

Em julho, ainda como pré-candidata, Helbinha, os vereadores Allan Galdino e Serra Branca, bem como o representante da Associação do Sítio Lagoa do Gato, viajaram até Petrolina, para receber da Codevasf 01 retroescavadeira e 01 trator todo equipado com implementos.

Deputado Federal Fernando Filho

A conquista foi viabilizada pelo deputado federal Fernando Filho, e trouxe grande impacto para o desenvolvimento da zona rural de Trindade.

A retroescavadeira seguiu para a Associação da Lagoa do Gato e o trator completo com reboque e grade foi destinado à Associação do Bezerro.

“Nosso compromisso é com o povo trindadense. Com o pai e a mãe de família que vivem na incerteza se terão merenda ou transporte escolar para seus filhos. É com as famílias agricultoras, que precisam de apoio. Dos comerciantes, que sofrem com a falta de circulação monetária, já que pagamento é sinônimo de incerteza em Trindade. É pelo povo que continuarei sempre firme e forte na luta!”, ressalta Helbinha.

“Nossa principal missão será resgatar o orgulho do povo trindadense. Infelizmente, hoje, muita gente sente vergonha em dizer que é daqui, pela situação de descaso em que o município se encontra. Como professora, mãe e mulher, tenho certeza de que, unidos, conseguiremos realizar este grande sonho”, completou Helbinha.

A opinião unânime de todos os trindadenses é de que, realmente, ela irá desenvolver políticas, obras e ações em prol da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs de Trindade, como também impulsionara o crescimento que a cidade precisa. Com foco no aproveitamento do potencial econômico fomentado pela indústria do gesso e pela agricultura familiar, Helbinha, com toda a certeza, fará Trindade voltar a ser uma das cidades mais importantes da Região do Sertão do Araripe.

A confiança na transformação dessa realidade é tão grande que, desde o início deste ano não faltaram apoios e adesões ao projeto de Helbinha, por parte dos políticos mais importantes da cidade, a maioria dos vereadores, lideranças políticas e comunitárias e, principalmente dos profissionais da educação das redes pública e privada do município que, em julho, resolveram declarar apoio à, na época, pré-candidata, algo que foi exposto nas páginas do Facebook e Instagram.

Com a união da população – que vê em Helbinha a tábua de salvação do município -, o apoio de deputados estaduais e federais na busca de verbas, e a garra e o desejo de Helbinha de colocar logo a mão na massa, não há dúvidas de que Trindade viverá um novo momento, nos próximos 4 anos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar