Conforme preconizou a Revista Total, há cerca de um mês e meio atrás, Mendonça Filho será o próximo prefeito do Recife

Por Marcos Lima Mochila

.

A pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, mostra que quem mais subiu em relação à pesquisa divulgada em 11 de novembro foi Mendonça Filho.

João Campos (PSB) saiu de 33% para 34%;

Marília Arraes (PT) manteve-se com os 25%;

Mendonça (DEM) subiu de 20% para 23%;

A Delegada Patrícia (Podemos) caiu de 17% para 13%.

Deduz-se, desses resultados, que o Democrata foi quem mais progrediu em relação à pesquisa anterior, provavelmente atraindo os eleitores que resolveram mudar seu voto após a Delegada ter recebido o apoio do Presidente Bolsonaro.  Vale-se ressaltar que, aliados a estes que mudaram, juntaram-se também os grupos de Direita de Pernambuco.

Este crescimento de Mendonça lembra o fenômeno que aconteceu em 2006 quando o então governador Mendonça Filho concorreu à eleição.

No dia 02 de setembro de 2006, o Blog do Magno Martins estampava a manchete DP: MENDONÇA 36%, HUMBERTO 17% E EDUARDO 16%

Faltava exatamente um mês para o 1º turno das eleições majoritárias daquele ano, que se realizaram no dia 1º de outubro.

Quando as votos foram contados, o resultado – que jogou a decisão para o 2º turno -, já trazia uma troca de posições de Eduardo Campos, que se classificou para a próxima etapa da disputa, e de Humberto Costa, que sobrou.

Já com o apoio de Humberto Costa, Eduardo Campos foi ao 2º turno, que se realizou no dia 29 de outubro, e venceu o pleito, com um resultado que foi assim noticiado pelo G1:

Aliás, em um artigo deste redator (https://blogrevistatotal.com.br/wp-admin/post.php?post=26361&action=edit), publicado em 18 de outubro passado, neste mesmo blog, já prevíamos que isso poderia acontecer.

Assim como Eduardo Campos contou como apoio de Humberto Costa e venceu aquela eleição, Mendonça espera chegar ao 2º turno e poder contar com todos os votos da Direita Pernambucana, embora, provavelmente, por conta dos últimos ataques – de ambas as partes -, talvez não conte com o apoio da Delegada. Embora, como sua campanha conta com a coordenação do deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), que é um político mais consciente e mais equilibrado, ele possa conseguir “fazer a cabeça” de sua candidata, até porque ele vai precisar, em 2022, de apoios fortes para sua reeleição e Mendonça, prefeito, poderá ser um excelente cabo eleitoral.

É esperar para ver se, amanhã ao final da tarde, os apoiadores da candidatura do Democrata irão poder dançar ao embalo da música de Nelson Ferreira (Bloco da Vitória), cuja letra poderá ser o retrato do fenômeno, que pode, sim, acontecer:

O Bloco da Vitória está na rua

Desde que o dia raiou

Venha minha gente

Pro nosso cordão

Que a hora da virada chegou, ô ô ô ô

Quando o povo decide

…………………………….

Não há quem dê jeito

Aguenta o rojão

Fica sem comer

Mas no fim dá tudo ok

………………………..

Quá quá quá quá

O prazer é gargalhar

E com bate-bate de maracujá

A nossa vitória vamos festejar!

______________________________________

Sobre a pesquisa

  • A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”.
  • Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos
  • Quem foi ouvido: 1.750 eleitores da cidade do Recife
  • Quando a pesquisa foi feita: nos dias 13 e 14 de novembro
  • Número de identificação no TRE-PE: PE-05321/2020
  • O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar