Por: Luiz Fernando Toledo, da CNN, em São Paulo

.

Pesquisa do instituto RealTime Big Data/CNN Brasil aponta que o candidato João Campos (PSB) lidera as intenções de voto para a Prefeitura do Recife, com 28%. Ele é do mesmo partido do atual prefeito da cidade, Geraldo Júlio.

Em seguida estão os candidatos Marília Arraes (PT), com 14%; Mendonça Filho (DEM), com 13%; Delegada Patrícia (Podemos), com 11%; Coronel Feitosa (PSC), com 2%; Marco Aurelio Meu Amigo (PRTB), com 1%; Charbel (Novo), com 1%; Carlos (PSL), com 1% e Thiago Santos (UP), com 1%.

Os candidatos Cláudia Ribeiro (PSTU) e Victor Assis (PCO) não pontuaram. A pesquisa identificou ainda 11% de nulos e brancos e 17% que não souberam responder.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número de identificação PE02586/2020. Foram entrevistadas 1.050 pessoas, por telefone, entre os dias 14 e 17 de outubro.

A margem de erro é de três pontos (para mais ou para menos) e o nível de confiança é de 95%. Isto significa que se a mesma pesquisa fosse feita 100 vezes, o resultado seria o mesmo, dentro da margem de erro, em 95.A pesquisa, amostral, é representativa da população do município com 16 anos ou mais. Ou seja: os entrevistados seguem um padrão semelhante ao da população total, respeitando-se a proporção por idade, região geográfica e sexo.

Pesquisa estimulada

João Campos (PSB) – 28%

Marilia Arraes (PT) – 14%

Mendonça Filho (DEM) – 13%

Delegada Patricia (Podemos) – 11%

Coronel Feitosa (PSC) – 2%

Marco Aurelio Meu Amigo (PRTB) – 1%

Charbel (Novo) – 1%

Carlos (PSL) – 1%

Thiago Santos (UP) – 0%

Cláudia Ribeiro (PSTU) – 0%

Victor Assis (PCO) – 0%

Nulo/Branco – 11%

Não sabe – 17%

Esta é a primeira de uma série de rodadas de pesquisas a serem realizadas com exclusividade pela CNN nas próximas semanas, em 11 capitais brasileiras, além de Recife: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Belém, Palmas, Goiânia, além das cidades paulistas de Campinas e Guarulhos. Juntas, essas cidades concentram 26,9 milhões de eleitores, que correspondem a 18,23% do eleitorado brasileiro.

Campos empata tecnicamente com Mendonça Filho em rejeição

Em rejeição, João Campos empata tecnicamente, dentro da margem de erro, com o candidato a prefeito e ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM). O ex-ministro tem 38% e Campos, 37%. Nesta pergunta os entrevistados poderiam escolher quantas opções quisessem. Veja abaixo a rejeição por candidato (em %):

Rejeição

Mendonça Filho (DEM) – 38%

João Campos (PSB) – 37%

Marilia Arraes (PT) – 31%

Delegada Patricia (Podemos) – 22%

Coronel Feitosa (PSC) – 21%

Marco Aurelio Meu Amigo (PRTB) – 20%

Charbel (Novo) – 16%

Thiago Santos (UP) – 16%

Carlos (PSL) – 15%

Cláudia Ribeiro (PSTU) – 15%

Victor Assis (PCO) – 15%

Campos também lidera em pesquisa espontânea

João Campos (PSB) também está no topo da lista na pesquisa espontânea, quando se pergunta o candidato favorito do entrevistado sem apresentar uma lista de opções, com 19%.

Em segundo lugar aparecem empatados, dentro da margem de erro, os candidatos Mendonça Filho (DEM, 9%), Marilia Arraes (PT, 8%) e Delegada Patricia (Podemos, 7%), seguidos pelo Coronel Feitosa (PSC), com 1%. Outros nomes foram mencionados por 3% e houve ainda 21% de nulos/brancos e 32% que não souberam responder. Confira a lista das citações espontâneas:

Espontânea

João Campos (PSB) – 19%

Mendonça Filho (DEM) – 9%

Marilia Arraes (PT) – 8%

Delegada Patricia (Podemos) – 7%

Coronel Feitosa (PSC) – 1%

Outros – 3%

Nulo/Branco – 21%

Não sabe – 32%

Maioria no Recife desaprova Bolsonaro, governador Paulo Câmara e prefeito Geraldo Júlio

A pesquisa também incluiu perguntas sobre aprovação do prefeito Geraldo Júlio, do governador Paulo Câmara e do presidente Jair Bolsonaro. Veja os resultados:

Avaliação do presidente Jair Bolsonaro no Recife

Desaprova – 54%

Aprova – 41%

Não sabe – 5%

Avaliação do governador Paulo Câmara no Recife

Desaprova – 58%

Aprova – 34%

Não sabe – 7%

Avaliação do prefeito Geraldo Júlio

Desaprova – 55%

Aprova – 40%

Não sabe – 5%

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar