Na campanha política, em meio a uma pandemia viral, o candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM), da coligação Recife Acima de Tudo (DEM-PTB-PSDB-PL), inovou e está debatendo problemas e propostas para o Recife pelas redes sociais. Mendonça lançou ontem (27) o primeiro debate virtual com os recifenses com a pergunta “Quais os problemas na cidade são mais importantes para você?”. A inovação é que Mendonça está respondendo pessoalmente, com vídeos curtos, as perguntas e questionamentos de seus seguidores no Instagram. “Como diz o poeta, a gente tem de ir onde o povo está. E as pessoas estão nas ruas e no convívio digital. Não importa o meio, o importante é que o diálogo é aberto com a sociedade”, afirmou Mendonça.

A debate sobre o Recife foi lançado nos stories, ferramenta que fica disponível por 24h. Para manter a interação, o stories irão para os destaques. E a caixa de pergunta retornará aos stories do ex-ministro da Educação, para novas rodadas. A pergunta também está no feed do Instagram e no Facebook. “Conhecemos o Recife, temos propostas e estamos debatendo com especialistas. Esse debate com a sociedade vai nos ajudar a aperfeiçoar o nosso programa de Governo”, afirmou Mendonça.

Tanto Mendonça Filho quanto sua vice, a deputada estadual Priscila Krause, são ativos nas redes sociais. Ambos já afirmaram, em diversas ocasiões, que suas contas (eles também têm perfis no Twitter e no Facebook) estão disponíveis para que o recifense busque respostas e também faça sugestões para a cidade, mesmo que o programa de governo da coligação já tenha sido protocolado.

Na primeira rodada, o candidato do DEM, ex-governador de Pernambuco, respondeu sobre melhorias possíveis no trânsito da cidade e mobilidade urbana, sobre como ajudar o empreendedorismo recifense e segurança pública, entre outros temas. Mendonça disse que não é possível pensar a mobilidade urbana sem que haja um sistema viário melhor, sem lotação nos ônibus, com conforto e segurança. “Também precisamos concluir o sistema de BRT, tão importante para o usuário da cidade e que foi interrompido antes mesmo de começar a funcionar, depois de centenas de milhões de reais gastos”, disse.

Em relação a como contribuir para a cultura empreendedora do Recife, Mendonça reafirmou que é preciso acabar com o que chama de “indústria de multas e taxas”, criada pela atual gestão do prefeito Geraldo Júlio. “Há taxas em excesso, burocracia, alvarás caros. Tudo isso tem de acabar. Minha gestão será amigável com o empresário, que gera empregos e contribui para o desenvolvimento da cidade.”

Mendonça Filho também foi questionado sobre o que suas propostas podem fazer para melhorar a segurança na cidade. Segundo ele, a Prefeitura pode fazer sua parte, em colaboração com o poder estadual, melhorando a iluminação pública e qualificando e equipando a Guarda Municipal. “Vamos criar a Academia da Guarda Municipal do Recife, com cursos permanentes”, afirmou. “Será uma guarda bem treinada, capacitada, equipada e armada, para que possa atuar na defesa do patrimônio e do cidadão recifense”, acrescentou. Lembrando que a Guarda Municipal do Recife é uma das poucas entre as capitais importantes que ainda não é armada, por uma decisão equivocada da gestão do PSB na cidade. “E também teremos uma forte política de combate às drogas. Vamos proteger a juventude, com acesso a lazer, cultura e esportes”, garantiu.

DEBATE – Ainda nesta segunda-feira (28), Mendonça Filho gravou para seu guia eleitoral. À noite, participará do debate Políticas Públicas, na Universidade Federal de Pernambuco, o primeiro embate entre os candidatos à Prefeitura Municipal nesta campanha, com transmissão pelo YouTube, a partir das 19h30.

Fonte Edmar Lyra

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar