A informação consta no Portal da Transparência estadual e mostra a transferência para conta de pessoa física e não jurídica; o caso ganhou destaque após revelação do jornalista Gabriel Mascarenhas, em “O Globo”.

Com informações de Lauro Jardim

O jornalista Gabriel Mascarenhas, em “O Globo” trouxe uma matéria no último dia 21 de junho do presente ano em que revela que o governo de Pernambuco via portal da Transparência estadual fez dois repasses que totalizam R$ 6,6 milhões para Mozart Sales, ex-ministro da Saúde do PT, partido que compõe a gestão de Paulo Câmara.

Alega, porém, que o dinheiro não irá para Sales, mas, sim, para financiar a aplicação exames de Covid-19 no estado, num programa coordenado por ele.

Após a matéria ganhar repercussão veio a resposta do motivo no qual a transferência milionária está em nome da pessoa física do aliado e não em uma jurídica (CNPJ).

O governo de Pernambuco emitiu uma nota para informar que, por uma praxe, o nome do coordenador da pesquisa foi inserido no Portal da Transparência como credor do investimento, mas os recursos foram para a empresa Equilab INC, fabricante dos equipamentos e insumos nos Estados Unidos.Nota na íntegra”

O Governo do Estado de Pernambuco esclarece que não houve qualquer repasse de recursos via Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) ao servidor público estadual Mozart Sales. Sales, que tem mestrado pela UPE e é doutorando pelo IMIP, coordena a pesquisa “Prevalência e incidência da Covid-19 nas Macrorregiões de Saúde do Estado de Pernambuco” em parceria com pesquisadores da UFPE, FIOCRUZ, IMIP e OPAS. Nem ele, nem qualquer outro integrante do grupo receberão qualquer remuneração pelo trabalho.

Os R$ 6 milhões investidos pelo Governo do Estado, via Facepe, serão destinados à aquisição de duas máquinas automatizadas importadas e todos os insumos para a realização de 120 mil exames RT-PCR para Covid-19, além de multiplicar por quatro, de forma permanente, a capacidade de testagem do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen), atendendo recomendação expressa da OMS para através dessa ampliação poder estabelecer melhor controle da Covid-19.

Por uma praxe da Facepe, o nome do coordenador da pesquisa foi inserido no Portal da Transparência como credor do investimento, mas os recursos foram destinados à empresa Equilab INC, fabricante dos equipamentos e insumos nos Estados Unidos. A informação será devidamente retificada no registro oficial.”

Fonte Portal dos Municípios

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar