Ações preventivas de combate à disseminação do novo coronavírus adotadas pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes foram citadas como exemplo a ser seguido em todo estado pela procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), Ana Carolina Ribemboim, no plano de contingência endereçado, neste domingo (15), ao Governo de Pernambuco. Desde o início de fevereiro, a gestão do prefeito Anderson Ferreira tem implementado uma série de medidas administrativas e educacionais a fim de conter a propagação do vírus, tais como a liberação de recursos da ordem de R$ 7 milhões a serem investidos diretamente na área da saúde, cancelamento de eventos públicos, realização de treinamentos e capacitações e distribuição de materiais informativos junto à população. Também há distribuição de máscaras descartáveis e luvas para garantir a segurança dos profissionais da saúde.

O Ofício PRT6/GAB-PC Nº 25387.2020, que trata do Plano de Contigência para Infecção pelo Coronavírus (COVID-19), encaminhado ao Governo do Estado, enfatiza a preocupação com os profissionais expostos à situação de contágio, no âmbito público e privado das relações de trabalho, e cita propostas contidas no documento elaborado pela administração municipal. Entre as principais as propostas elencadas no documento, estão: a capacitação da rede sobre a situação epidemiológica do país e as ações de enfrentamento ao vírus; elaboração e divulgação de materiais de educação em saúde para o trabalhador da área; parcerias com instituições de ensino públicas e privadas para divulgação de medidas preventivas e controle da disseminação do novo coronavírus; ações de educação em saúde para a rede de ensino, salas de espera das unidades, hotéis e profissionais que transportam pacientes.

“Entendemos que uma pandemia dessa magnitude precisa ser enfrentada com a disponibilização imediata de recursos e não somente com declarações e alertas. Os números são extremamente preocupantes e, por isso, desde o primeiro momento, temos nos antecipado e assegurado os meios necessários para garantir a segurança da nossa população. Estruturamos um plano de contingência com diversas ações preventivas, e, agora, estamos vendo essas ações sendo citadas como exemplos a serem seguidos pelo governo estadual por um órgão da magnitude do Ministério do Público do Trabalho. Isso nos mostra que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito Anderson Ferreira.

Desde o primeiro momento em que passou a ser veiculado a possibilidade de formação de uma nova pandemia, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes passou a orientar todos os profissionais que compõem a rede municipal de saúde. Além disso, foi lançado – de forma pioneira no Brasil – o aplicativo Saúde Vigilante, que permite ao cidadão informar ao sistema público o surgimento de sintomas relacionados ao vírus, por meio do qual recebe as primeiras informações sobre onde buscar assistência na rede especializada.

Cartazes, panfletos e outros materiais de divulgação têm sido distribuído em prédios públicos e nas residências durante visitas dos agentes de saúde. O Centro de Informação Epidemiológica vem dando plantão 24 horas para atender a todos os casos.

Por Edmar Lyra

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar