Joca, se eleito, tem como meta dar continuidade às ações de desenvolvimento do município, implementadas pelo seu pai durante suas duas gestões como prefeito de Igarassu, notadamente nos quesitos de Educação, Saúde e Segurança

Por Marcos Lima Mochila

Jurandir Bezerra Lins Filho, carinhosamente chamado de Joca, desde criança, e hoje conhecido como Joca da Facig, ainda adolescente acompanhava seu pai nas caminhadas, tanto em campanhas políticas como quando o mesmo já era prefeito e circulava por todo o município para se inteirar dos problemas da cidade e dos cidadãos e cidadãs igarassuenses – Jurandir Bezerra Lins foi eleito prefeito de Igarassu duas vezes: em 1982 e em 1992, além de ter sido eleito vereador em 1959 e, nesse mandato, ter sido eleito presidente da Câmara Municipal, como o mais novo do Brasil. Foi, ainda, vice-prefeito da cidade, de 1963 a 1973.

Joca traz no sangue essa verve política, herdada de seu pai e, como ele, também caminha, mesmo sem exercer nenhum cargo político, em busca de promover melhorias na Saúde e na Educação da população de Igarassu, promovendo diversas ações e programas na Facig/Amec, tais como:

  • Núcleo de Prática Jurídica com advogados colocados à disposição da população carente, totalmente gratuito, que atende dezenas de pessoas diariamente;
  • Programa Facig Social, com disponibilização de cursos gratuitos, doações de livros, apoio jurídico, exames de vista, emissão de documentos;
  • Programa de doações de alimentos;
  • Programa de estágios;
  • Programa Menor Aprendiz;
  • Um programa de concessão de descontos, facilitando a matrícula de alunos no Colégio Amec e na Facig, instituições que já colocaram mais de 10 mil profissionais no mercado.
  • Além disso, num estímulo à Cultura e aos Esportes, as instituições patrocinam agremiações carnavalescas, clubes esportivos, concessão de bolsas para atleta de vários esportes, destacando as artes marciais, judô, karatê, jiu jitsu e taekwondo.

Dando continuidade ao sonho do pai, iniciado há 20 anos, Jurandir Bezerra Lins Filho, diretor-geral da Faculdade de Igarassu (Facig), investe em infraestrutura para oferecer um serviço de qualidade por um custo acessível. Desde 2017, um novo modelo de administração foi iniciado e desde então as melhorias estão ainda mais evidentes para alunos e colaboradores. Auditório e laboratório de informática reformados e novos gestores para oferecer o melhor para quem decide começar uma nova história, investindo em um ensino superior de qualidade.

Este olhar diferenciado para a Educação e os Esportes, principalmente, se dão pelo fato de Jurandir ter sido atleta, aliado ao ser desportista, acreditando sempre no esporte como inclusão social, e por ter sido também professor faixa preta de Judô e professor em sala de aula dos cursos superiores de Logística, Administração e Ciências Contábeis.

“Acreditamos na Educação como o melhor caminho para o exercício da cidadania. Meu pai foi prefeito e marcou a Educação de Igarassu construindo mais de 30 escolas e duas creches – que são as únicas existentes até hoje – no município. Ele passou por muitas dificuldades para fazer a graduação por causa da distância até a faculdade mais próxima e levou adiante o sonho de disponibilizar às pessoas de todo Litoral Norte – e não apenas de Igarassu -, o ensino superior próximo de casa”, explica Jurandir Filho.

A Facig é pioneira na região do Litoral Norte e de acordo com Joca “é uma fábrica de pessoas competentes, pessoas que são consideradas como de ouro e que muitas vezes passam a fazer parte da instituição para colocar em prática os conteúdos adquiridos ao longo do curso”.

Por conta de todos esses predicados e de seu constatado amor por Igarassu, Jurandir Bezerra Lins Filho é o nome mais forte para se eleger prefeito em Igarassu, nas próximas eleições. Isso se entende pelos comentários de bastidores, com seu nome sendo citado como o mais provável candidato do MDB a prefeito de Igarassu.

Joca vem se articulando nos bastidores da política em busca de apoios, contando já com um nome forte da política daquela região, o agora pré-candidato a prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, que recentemente voltou a se filiar ao MDB.

O reconhecimento pelos atos realizados por Joca não se restringem apenas a Igarassu, mas a toda a Região Metropolitana do Recife. Em 2018, a Câmara Municipal de Itapissuma concedeu-lhe o título de Cidadão itapissumense e, no último dia 8 de janeiro passado, a Corregedoria Geral da Justiça, do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, teve registrado o elogio e o reconhecimento de que o Núcleo de Prática Jurídica da Facig muito se empenhou, logrando 100% na redução do número de processos críticos no gabinete, com a forte demonstração de comprometimento de todos, juízes e servidores, pela sua maior eficiência.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar