Reconhecendo seus mais de 23 anos como político dedicado ao Cabo de Santo Agostinho (PE), como deputado estadual e como prefeito, o povo cabense quer Lula Cabral à frente do município por mais 4 anos

Por Marcos Lima Mochila

Luiz Cabral de Oliveira Filho, Lula Cabral (PSB/PE), foi eleito prefeito do Cabo de Santo Agostinho, em 2016, com 66.970 votos, o equivalente a 55,53% dos votos válidos.

Lula Cabral é filho do município do Cabo de Santo Agostinho, município da Região Metropolitana do Recife, um dos municípios mais ricos do Estado, por causa da geração de impostos das indústrias instaladas no Complexo Industrial de Suape, com um Produto Interno Bruto (PIB) que é o segundo maior da Microrregião de Suape e detentor da quarta maior economia do Estado.

De acordo com os dados do IBGE, referentes a 2011, o PIB do município era de R$ 5.401.388 mil, com um PIB per capita de R$ 28.859,89 mil, o segundo maior do Estado.

No boom recente do crescimento econômico do Estado (entre 2008 e 2012), o Cabo era uma das cidades que mais empregavam, principalmente por causa da construção civil. Com a crise, enquanto a turbulência econômica provocou queda na arrecadação em quase todo o país, as receitas totais da Prefeitura do Cabo aumentaram 8,78%.

Empresário do ramo de transportes de cargas, que sempre esteve ligado à sua acidade natal, Lula foi deputado estadual de Pernambuco, eleito por três mandatos e já havia sido prefeito da cidade por duas vezes: eleito pela primeira vez em 2004, foi reeleito em 2008 com uma aprovação inerente ao que a população cabense necessitava e queria e que ele trabalhou para atender, pelo que fez jus, naquela eleição, a 61,48% dos votos válidos.

Essa aprovação foi comprovada também em 2012, quando Lula Cabral – que não poderia, por força da legislação, ser novamente candidato -, fez o seu sucessor. E também em 2018, nas eleições majoritárias, em que ele lançou sua filha Fabíola Cabral a deputada estadual e ela foi eleita em sua primeira disputa eleitoral, com 41.857 votos, com a responsabilidade de integrar a maior bancada feminina da história do Legislativo pernambucano. Ela também se tornou a primeira mulher do Cabo de Santo Agostinho a se eleger deputada estadual.

Em 2016, o povo cabense queria Lula de volta ao comando de sua cidade e o elegeu, pela 3ª vez, dessa feita com 66.970 votos, correspondente a 55,53% dos votos válidos e com uma diferença de mais de 50% em relação ao segundo colocado.

Nos estudos técnicos que vêm sendo realizados pela equipe da Revista Total e do Blog da Revista Total, em todo o Estado de Pernambuco, o nome de Lula Cabral se insere entre os prefeitos que têm mais condições de serem reeleitos. Assim como aconteceu em 2008, nas eleições municipais de outubro vindouro, Lula Cabral deverá ser reeleito, para administrar a sua cidade por mais quatro anos, como é o desejo da população.

Lula Cabral era muito ligado ao ex-governador Eduardo Campos. Uma amizade que começou lá atrás, em 1999, quando ele assumiu o seu primeiro foi deputado estadual pela primeira vez.

Em 1999, quando Lula Cabral assumiu seu primeiro mandato como deputado estadual, chegou à Assembleia as contas do ex-governador Miguel Arraes e um grupo de deputados que queria que as mesmas não fossem aprovadas. Lula Cabral, que não possuía qualquer relação com Arraes, muito menos com Eduardo Campos, viajou a Brasília e, em visita aos gabinetes de ambos, deputados federais à época, afirmou que, por uma questão de justiça, votaria pela aprovação das contas do ex-governador, pois tinha consciência da lisura de Arraes e de seus feitos. Arraes agradeceu e Eduardo Campos, a partir daí, passou a nutrir grande amizade por Lula.

Lula Cabral, segundo suas próprias declarações, não pensa em eleição no momento, afirmando sempre que segue o conhecido provérbio português: “O Tempo é o Senhor da Razão”. Por enquanto, ele está preocupado em melhorar cada vez mais a vida da população cabense e tomar providências para, cada vez mais, prover o Cabo de Santo Agostinho de equilíbrio em todos os sentidos.

No início deste ano, o prefeito reuniu o secretariado para planejar o exercício financeiro para 2020, com a finalidade de traçar objetivos que otimizem o funcionamento da Prefeitura e resulte em melhorias para o município.

A programação financeira a ser implementada este ano foi dividida em quadrimestres. Mensalmente, as secretarias receberão, detalhadamente, aquilo que poderão executar e de quanto disporão para isso. Um outro ponto colocado por Lula Cabral é a importância da consulta à Controladoria Municipal para a autorização de despesas, licitações e outros procedimentos. “É fundamental que estejamos atentos ao cumprimento de diretrizes que se traduzam em respeito à eficácia, eficiência e o melhor uso dos recursos públicos”, afirmou o prefeito.

Lula Cabral ressaltou que é fundamental que as secretarias gastem bem os recursos disponíveis, levando em conta tudo aquilo que beneficie à população.

Essa vontade de fazer o máximo no último ano dessa sua terceira gestão, Lula Cabral é o combustível que movimenta as máquinas da vontade da população que, em sua maioria, afirma que seu voto será para que Lula continue comandando a Prefeitura do Cabo.

E isso foi demonstrado nas pesquisas comandadas pelo diretor-presidente do Grupo Total, que levam à certeza de que Lula Cabral será reeleito prefeito do Cabo, no pleito de outubro deste ano, com uma boa margem de votos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar