Com programação gratuita, Flitin acontecerá entre  os dias 22 a 25 de novembro,na APL

FEIRA LITER INF 1

Com uma programação totalmente gratuita e com mais de 30 atrações, a I Feira da Literatura Infantil (Flitin) será aberta nesta quinta-feira (22), a partir das 9h30, na Academia Pernambucana de Letras, bairro das Graças. Realizada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) em parceria com a APL e a Proa Cultural, a feira tem como tema central Era uma vez…minha história,estando voltada para o público leitor dos 3 aos 12 anos. Com a participação de editoras e livrarias de Pernambuco e de outros estados, a Flitin ocupará os oito mil metros quadrados da Academia, contando com seis polos, dez estandes, palco externo, sala de projeção de filmes, atividades nos jardins, além de estrutura de alimentação com food bikes e lanchonetes. A expectativa é que a primeira edição reúna um público visitante de 35 mil pessoas durante os quatro dias do evento.

A partir do seu tema central, a Flitin propõe, além de resgatar a arte de ler e contar histórias, colocar a criança como protagonista, seja nas atividades oferecidas durante a feira, como também de sua própria história, estimulando a formação de cidadãos críticos. Toda a programação dialoga e converge para subtemas que pontuam as atrações por dia (Ancestralidade; Sonhos e Ideias Transformadoras; Heranças e Tradições e Desprincesamento). Serão lançamentos literários, bate-papos com autores, feira de livros, oficinas (palhaçaria, produção de peças a partir da reciclagem), apresentações teatrais, sessões de cinema, mediação (contação) de leitura e shows musicais voltados para os pequenos. A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), também participará com as ações Livros Livres (livros deixados aleatoriamente em vários pontos da APL para serem lidos e devolvidos) e Escambo de Livros (troca de livros em bom estado que não sejam didáticos e nem religiosos).

Entre os muitos destaques, a Flitin trará o espetáculo História do meu povo, com a educadora e contadora de histórias Roma Júlia, a peça teatral O Pequeno Príncipe Preto, com o grupo carioca Pé de Vento, a mediação (contação) de leitura do livro O Menino da Gaiola, onde o autor Cleyton Cabral aborda o delicado tema da violência sexual contra as crianças, a oficina de palhaçaria com Marcelo Oliveira, a peça teatral As Aventuras de Mané Gostoso, da Cia Meias Palavras (inspirada na oralidade e nos contos populares), a oficina de musicalização com Cacau da Mini Rock, entre outros. Em paralelo à programação, o Museu da Academia Pernambucana de Letras, que reúne acervo de peças raras do século 19, estará aberto à visitação.

Além de organizadora da feira, a Cepe também lançará três livros infantis durante a Flitin: A Coisa Brutamontes, da paulista Renata Penzani (vencedora da terceira edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura), Pedrinho e a Chuteira da Sorte, do jornalista Marcelo Cavalcante e Uma Festa na Floresta, de Lêda Sellaro, inspirado na literatura de cordel.

A cerimônia de abertura da I Feira da Literatura Infantil acontecerá às 11h desta quinta-feira (22). O horário de funcionamento será das 9h30 às 20h (quinta-feira, sexta-feira e sábado) e das 9h30 às 17h no domingo. A coordenação da feira disponibilizou transporte gratuito para que as escolas públicas possam levar seus alunos.

Serviço:
I Feira da Literatura Infantil – FLITIN
Quando: 22 a 25 de novembro
Onde: Academia Pernambucana de Letras
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 1596, Graças
Horário: 9h30 às 20h (quinta, sexta e sábado) e 9h30 às 17h (domingo) 
Assessoria de Imprensa: 3183-2770 – Roziane Fernandes: 9.9748-6072 – Carolina Botelho: 9.8666-5106 – Moema Luna: 9.9967-9743

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar