Por Márcio Maia

O diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, anunciou que a empresa espanhola deverá começar no próximo mês de março, a administrar o Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife. A afirmação foi feita durante reunião do executivo com o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

O executivo Santiago Yus afirmou que o plano de investimentos, previsto para acontecer ao longo dos 36 meses após o início das operações da Aena Brasil, está sendo analisado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “”O plano remete às ações em infraestrutura do aeroporto, como, por exemplo, check-in, segurança, embarque. Tudo tem que ser melhorado””.

Santiago adiantou que algumas ações consideradas pelos técnicos como imediatas, entretanto, serão realizadas até junho deste ano. ““Entre essas ações estão a reforma de sanitários, melhorias no sistema de iluminação e também na acessibilidade””.

Paulo Câmara afirmou que é positiva, a expectativa para o início dos serviços prestados pela empresa espanhola, que administrará o Aeroporto do Recife. “Pernambuco tem, nos últimos anos, avançado na questão da aviação. Hoje, o Aeroporto do Recife é o mais movimentado do Nordeste, e nós queremos que continue assim: com conforto, pontualidade e qualidade dos serviços. Para isso, contamos com a parceria da Aena Brasil, que se comprometeu a iniciar as ações no mês de março. Além disso, a empresa também se comprometeu a, até abril, apresentar o plano de investimentos e as etapas para que o nosso aeroporto continue sendo referência no Nordeste, porta de entrada para quem vem da Europa e, acima de tudo, um hub de opções para o turismo e a economia de Pernambuco””.

Geraldo Julio disse que as melhorias serão muito importantes para que aumente consideravelmente, o número de turistas brasileiros e estrangeiros ao Recife. “Nossa rede hoteleira tem registrado nos últimos anos, um alto percentual de ocupação, mas as melhorias são bem recebidas, embora todas as pesquisas feitas pela Embratur, órgãos de Imprensa especializados em turismo e outras entidades apontem o Aeroporto do Recife como um dos melhores do Brasil”.

Na semana passada, a Aena Brasil iniciou as operações nos aeroportos de Juazeiro do Norte (CE) e de Campina Grande (PB). O cronograma segue com os de Maceió (AL), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB), que também compõem o bloco de aeroportos do Nordeste arrematado pela Aena Brasil no leilão ocorrido no ano passado.

Fotos: Diego Nigro/SEI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar