Por Marcos Lima Mochila

A ex-vereadora e professora Helbe da Silva Rodrigues Nascimento, popularmente conhecida por Professora Helbinha de Rodrigues, é a grande favorita para vencer as próximas eleições, em 2020, e tornar-se a primeira mulher prefeita de Trindade, no Sertão do Estado.

Helbinha entrou para o atual cenário político do Sertão do Araripe com a missão de reconstruir o município de Trindade, que vive um dos piores momentos de sua história política. Carente de obras estruturais, diversos serviços paralisados e com vários meses de atraso na folha de pagamento, o município está mergulhado num mar de incertezas, o que implicará num grande desafio para a próxima gestão municipal.

“Quem é de Trindade sabe que não dá para acreditar em quem coloca a culpa em crise financeira. Operações de investigação no município e intervenções do Ministério Público na Prefeitura já são frequentes, já tendo sido ajuizada uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa solicitando o afastamento do prefeito Antônio Éverton Soares Costa (PSB). Além dele, foi solicitado à Justiça o afastamento de secretários municipais e funcionários”, desabafou Helbinha.

Com relação a essa ação civil, ocorrida em agosto de 2019, o MPPE também solicitou que os bens dos acusados na ação fossem bloqueados judicialmente. O objetivo é garantir o ressarcimento de R$ 3,2 milhões ao instituto previdenciário municipal.

Com todos esses desgastes da atual gestão, o nome de Helbinha vem sendo apontado pelas lideranças políticas e empresariais, comerciantes, líderes comunitários e produtores rurais como a próxima prefeita, como foi constatado pelos estudos técnicos realizados pela Revista TOTAL, sob o comando de Marcelo Mesquita.

Várias outras pesquisas encomendadas por outros órgãos e veículos, embora não utilizem o sistema da Revista Total, também atestam que Helbinha vencerá as próximas eleições.

Em 2016, Helbinha ficou em 2º lugar, tendo obtido 48,45% dos votos válidos. A diferença para o primeiro colocado, Dr. Éverton, foi de apenas 554 votos. Entre os líderes políticos da cidade e da própria população os comentários são de que se ela tivesse contado com um pouco mais de apoio, ela teria vencido o pleito. Os que faltaram com esses apoios admitem que erraram e hoje estão todos fechados com o nome da professora Helbinha, que já assumiu o compromisso de lutar diuturnamente para erguer (reconstruir) Trindade.

É chegada a hora e a vez da mulher de Trindade!

A opinião unânime de todos os trindadenses é de que, realmente, ela é o melhor nome para desenvolver políticas, obras e ações em prol da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs de Trindade, como também para dar o impulso de crescimento que a cidade precisa. Com o aproveitamento do potencial econômico fomentado pela indústria do gesso e pela agricultura familiar, todos acreditam que, sob o comando da Professora Helbinha de Rodrigues, Trindade pode voltar a ser uma das cidades mais importantes da região.

Para solidificar e alavancar ainda mais a sua pré-candidatura, Helbinha vem mantendo entendimentos com os políticos mais importantes de Trindade e muitos já manifestaram a disposição de apoiá-la na disputa, em outubro de 2020.

No âmbito estadual, ela também vem conseguido importantes apoios, como o do deputado federal Fernando Monteiro que, em todas as reuniões que realiza na região do Sertão do Araripe sempre faz questão de ter Helbinha ao seu lado e dos demais políticos. Uma dessas reuniões, por exemplo, aconteceu recentemente, no último bimestre de 2019, em que o tema foi o transporte alternativo e as recentes mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com representantes da atividade no Araripe.

“Nosso compromisso é com o povo trindadense. Com o pai e a mãe de família que vivem na incerteza se terão merenda ou transporte escolar para seus filhos. É com as famílias agricultoras, que precisam de apoio. Dos comerciantes, que sofrem com a falta de circulação monetária, já que pagamento é sinônimo de incerteza em Trindade. É pelo povo que continuo firme e forte na luta!”, ressalta Helbinha.

Visitando e conversando com populares nos quatro cantos do município, Helbe ‘dá aula’ quando o assunto é Gestão Pública. “Nossa principal missão é devolver o orgulho do povo trindadense. Infelizmente, hoje, muita gente sente vergonha em dizer que é daqui, pela situação de descaso em que o município se encontra. Como professora, mãe e mulher, tenho certeza de que, unidos, conseguiremos realizar este grande sonho. O futuro está logo ali!”, completou Helbinha.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar