Por Márcio Maia

Os mais importantes fatos da História de Pernambuco estão comemorados com uma exposição de quadros no Recife Antigo. Trata-se da Independência de Pernambuco que, durante 74 dias, foi um País livre e republicano com Constituição própria, Senado e um embaixador nos Estados Unidos. Foi a primeira manifestação contrária ao Império de Dom Pedro I e a favor da Proclamação da República, acabando com o absolutismo monárquico.
Para acabar com a ousadia dos pernambucanos, o imperador reuniu as tropas do sudeste e juntou-as com as da Bahia para invadir o território independente. Com uma força desproporcional, as forças imperiais invadiram o País de Pernambuco e promoveram grande destruição, matando os principais líderes do movimento: Cruz Cabugá, Vigário Tenório e Leão Coroado, ocasionando ainda morte do Padre Ribeiro Pessoa, que preferiu o suicídio na prisão a ser morto em praça pública como os demais.
Além dessas ações, o imperador tomou de Pernambuco uma extensa área de terra, onde hoje estão as cidades do Sertão próximas da fronteira com a Paraíba e o Ceará e as áreas às margens do Rio São Francisco até as proximidades com Minas Gerais.
Por conta dessa decisão, Dom Pedro I tornou-se “persona non grata” a Pernambuco. Quando o imperador morreu em Portugal, houve uma solicitação para uma parada estratégica no Recife. A população revoltou-se e não permitiu que as autoridades do Porto do Recife autorizassem a atracação do navio em que o corpo de Dom Pedro I estava sendo transportado para ser sepultado.
MOSTRA DE PINTURAS – A mostra de pinturas que está sendo chamada de “17 por 12”, acontece na Arte Plural Galeria, na Rua da Moeda, no Recife Antigo, onde estão doze pinturas. O curador Raul Córdola disse que os quadros mostram diversos momentos da Revolução da República de Pernambuco, como a eleição do Governo, a benção da Bandeira de Pernambuco e ainda o que seria o fuzilamento do Padre Roma. Entre os pintores estão Renato Valle e o holandês radicado em Pernambuco Roberto Ploeg.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar