Alvo de operação da PF no Congresso, deputado federal José Wilson Santiago (PTB-PB) é afastado do cargo pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal

CB Correio Braziliense

Postado por Marcos Lima Mochila

Deputado federal José Wilson Santiago (PTB-PB) é afastado do cargo (foto: Paulo de Araújo/CB/D.A Press)

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã deste sábado (21/12), a Operação Pés de Barro para desarticular uma organização criminosa acusada de realizar pagamentos ilícitos e superfaturamentos de obras no Sertão do Estado da Paraíba.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, entre eles no gabinete do deputado federal José Wilson Santiago (PTB-PB), na Câmara dos Deputados. As ação foi autorizada pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que também determinou o afastamento de Santiago do cargo.Continua depois da publicidade

Além de Brasília, a PF também cumpre os mandados em residências em João Pessoa, Uiraúna e São João do Rio do Peixe, todas cidades na Paraíba. Há ordens de afastamento das funções públicas para outros seis alvos da operação, além do deputado.

Segundo a PF, os investigados deverão responder pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro, fraude licitatória e formação de organização criminosa, cujas penas, somadas, ultrapassam 20 anos de reclusão.

Em nota, a defesa de Santiago afirmou que ele “recebe com respeito e acatamento a decisão do ministro Celso de Mello” e que “está absolutamente tranquilo e demonstrará, em momento oportuno, a inexistência de qualquer relação com os fatos investigados”.

Investigação

Nas investigações, a PF apurou pagamentos de propina decorrentes do superfaturamento das obras de construção da Adutora Capivara, um sistema adutor que deve se estender do município de São José do Rio do Peixe (PB) a Uiraúna (PB), no Sertão da Paraíba.

As obras contratadas, inicialmente, pelo montante de R$ 24.807.032,95 já teriam permitido, de acordo com as investigações, a distribuição de propinas no valor de R$ 1.266.050,67.

O inquérito policial federal teve por base uma proposta de colaboração premiada, apresentada pela Polícia Federal. Os termos permanecem em segredo de Justiça. A Justiça determinou ainda o bloqueio dos bens imóveis em nome dos investigados. A medida tem por objetivo ressarcir os cofres públicos dos desvios apurados.

O nome da operação é uma alusão a um termo bíblico que serve para identificar, na vida pública, os falsos valores políticos, ou seja, os líderes carentes de méritos intrínsecos. Nabucodonosor, antigo rei da Babilônia, teve um sonho interpretado pelo profeta Daniel no qual uma grande estátua de ouro, cobre e prata desmoronara por ter os pés de barro. O termo “pés de barro”, então, passou a designar as riquezas cuja base não se sustenta do ponto de vista moral.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar