IMG-20190730-WA0131

Por Márcio Maia

Um antigo projeto que visa promover o desenvolvimento do Nordeste através de ações integradas entre os nove Estados, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste, foi criado durante uma reunião ocorrida em Salvador. Na ocasião, foi aprovado um Plano de Trabalho, que apresenta o planejamento estratégico a ser adotado e aponta as primeiras ações que serão realizadas nos próximos doze meses pela associação dos Estados, como a criação de uma Central Única de Compras.

Participaram da reunião e assinaram um documento formalizando a entidade, os governadores Paulo Câmara, de Pernambuco, Rui Costa (BA), João Azevedo (PB), Fátima Bezerra (RN), Wellington Dias (PI), Flávio Dino (MA) e Belivaldo Chagas (SE) e os vice-governadores Luciano Barbosa (AL), representando Renan Calheiros Filho, e Izolda Cela (CE), representando Camilo Santana.

Ações – A formalização do Consórcio Nordeste, que vai funcionar como uma agência de fomento, vai permitir a integração de dados estaduais e sistemas de informação para organizar indicadores para planejamento e ações do consórcio, em sintonia com o Plano Nacional de Desenvolvimento do Nordeste, a construção de uma agenda internacional buscando parcerias institucionais e financiamentos de projetos com outros países e a elaboração de estudos para criação de um fundo de investimentos que estimulem a atração e ampliação de empresas no Nordeste.

Constam no documento, pontos referentes à Segurança Pública, considerados emergenciais para os Estados nordestinos, a liberação imediata de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, na ordem de R$ 1,1 bilhão, e a implementação das ações asseguradas no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Também está presente na agenda da associação estadual a apresentação do Nordeste Conectado, um projeto que visa interligar a região por meio de fibra óptica. Esse projeto será detalhado e apresentado de forma mais concreta nos encontros posteriores do Consórcio.

Na área da Saúde, foi apresentado um programa para a intensificação da formação de médicos e enfermeiros direcionados para ações preventivas e educativas, com a participação das Universidades Federais e Estaduais. Por conta do anúncio feito pelo Governo Federal da reimplantação do programa Mais Médicos, com uma nova estruturação, o assunto deverá ser definido posteriormente.

ENTUSIASMO – Paulo Câmara demonstrou entusiasmo por entender que a atuação consorciada contribuirá para a aceleração do crescimento da região. “A criação do Consórcio e a sua instrumentalização em favor de políticas públicas e de serviços de qualidade vai ajudar muito todos os Estados. E isso vai fazer a Região Nordeste ter condições de crescer mais rápido, diminuir desigualdade e melhorar o que é oferecido à população”.

Para Câmara, o Consórcio é fundamental para a realização de obras estruturadoras. “O Consórcio vem justamente para melhorar a qualidade da gestão pública e proporcionar aos Estados um instrumento para que se possa fazer mais com menos, gastando menos recursos, mas podendo aproveitar o que há de cada vez mais bem-feito por parte dos Estados e que possa ser compartilhado”.

Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar