O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) será 2º vogal na chapa única da nova Executiva Estadual. Raul Henry será reconduzido a presidência da sigla

Em 2018, liderou uma tentativa de dissolução do diretório do MDB-PE para levá-lo para a oposição ao governador Paulo Câmara (PSB) e tornar-se candidato ao governo de Pernambuco / Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem
Em 2018, liderou uma tentativa de dissolução do diretório do MDB-PE para levá-lo para a oposição ao governador Paulo Câmara (PSB) e tornar-se candidato ao governo de Pernambuco / Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem

Luisa Farias

Postado por Marcos Lima Mochila

 

 

Depois de uma longa disputa pelo comando do MDB-PE, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) vai integrar a chapa única da Executiva Estadual do partido, no cargo de 2º vogal, enquanto o senador Jarbas Vasconcelos (MDB), seu antigo desafeto, será o 1º vogal. O deputado federal Raul Henry (MDB), atual presidente, deve ser reconduzido ao cargo. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (20) após reunião preparatória da Executiva para a Convenção Estadual da sigla, marcada para o próximo dia 6 de junho.

“É uma chapa unica até o momento e que procura contemplar todas as forças do Estado. Temos no senador Fernando Bezerra uma convivência respeitosa. Viramos a página do nosso conflito do passado. Vamos seguir adiante e ele pela sua legitimidade dele com o seu mandato merece ter um assunto na Executiva”, afirmou Raul.

Fernando Dueire, suplente de Jarbas no Senado, Alexandre Ferrer e Marta Guerra ocuparão a 1ª, 2ª e 3ª vice-presidências, respectivamente. Os nomes da chapa foram aprovados por unanimidade.

Em 2018, Fernando Bezerra liderou uma tentativa de dissolução do diretório do MDB-PE para levá-lo para a oposição ao governador Paulo Câmara (PSB) e tornar-se candidato ao governo de Pernambuco. O grupo de Jarbas e Raul judicializou a questão e conseguiu permanecer no comando do partido, que integrou a Frente Popular e elegeu Jarbas Vasconcelos senador.

A data da convenção havia sido adiada a pedido do próprio FBC, visto que anteriormente seria no dia 15 de junho, data da abertura do São João de Petrolina, reduto eleitoral do senador e município comandado pelo seu filho, o prefeito Miguel Coelho (Sem partido).

O secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, já havia se manifestado contrário a entrada de FBC na Executiva. “Tenho divergências profundas dele e são divergências que fazem com que eu não queira conviver com ele no partido aqui em Pernambuco”, disse Murilo ao JC no início da semana. Mas segundo Raul, essa questão foi pacificada. “Eu fiz um apelo a Murilo para que ele considerasse as posições que ele externou publicamente. Ele acolheu minhas ponderações e aceitou o convite para permanecer na Executiva Estadual”, afirmou Raul. Murilo será o secretário-geral adjunto na chapa única. Procurado nesta quinta (20), Murilo afirmou que não iria se manifestar sobre o assunto.

O deputado estadual Tony Gel (MDB), que será o 3º vogal, reafirmou que vê com naturalidade o ingresso de Fernando Bezerra na Executiva. “FBC é um senador. E não é um senador qualquer, é um senador por Pernambuco do MDB. Como ele não faria parte da Executiva? Isso seria um contrassenso”, alegou Tony.

Questionado pelo JC se o ingresso de Fernando na Executiva afetaria a aliança do PSB com o MDB, o presidente do PSB-PE, Sileno Guedes, salientou que as duas siglas mantêm uma aliança retomada “em favor do Recife e de Pernambuco”. “Os dois grandes líderes do MDB, Raul e o senador Jarbas, foram artífices desse entendimento. Agora, 2020 ainda está longe e muito diálogo ainda haverá de ocorrer. Além do mais esse é o ano em que os partidos se preparam para as eleições”, completou Sileno.

Confira a chapa da nova Executiva do MDB-PE (mandato de 2019 a 2021):

Presidente: Raul Henry

1º Vice-presidente: Fernando Dueire

2º Vice-presidente: Alexandre Ferrer

3º Vice-presidente: Marta Guerra

Secretário-geral: Bruno Lisboa

Secretário-geral adjunto: Murilo Cavalcanti

1º Tesoureiro: Gustavo Carneiro Leão

2º Tesoureiro: Gabriel Cavalcante

1º Vogal: Jarbas Vasconcelos

2º Vogal: Fernando Bezerra Coelho

3º Vogal: Tony Gel

4º Vogal: Petrônio Siqueira

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar