Governador conversou, na manhã de hoje, no Recife, com o ministro Ricardo Vélez Rodríguez

PC COM MIN EDUC 1

Postado por Marcos Lima Mochila

 

O governador Paulo Câmara recebeu, na manhã desta segunda-feira (28.01), no Palácio do Campo das Princesas, o ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez. Os dois trocaram ideias sobre a atual situação da Educação no Brasil e sobre os avanços de Pernambuco na área, nos últimos anos. O chefe do Executivo estadual apresentou ao ministro programas exitosos implementados no Estado que conquistaram visibilidade nacional, como o Ganhe o Mundo, o Programa de Educação Integrada e o PE no Campus. Os gestores aproveitaram a oportunidade para discutir a possibilidade de futuras parcerias para o fortalecimento do setor em Pernambuco.

PC COM MIN EDUC 3“A Educação é uma prioridade no nosso Governo, e Pernambuco tem mostrado ao Brasil como avançar na área. Hoje, temos a melhor Educação pública do País e vamos seguir trabalhando para melhorar ainda mais o ensino nas nossas escolas. O Governo Federal pode ajudar muito para atingirmos nossos objetivos, contribuindo para a ampliação do alcance de nossos programas e o reforço da educação nos municípios”, destacou o governador, afirmando que o ministro demonstrou interesse em um próximo encontro, dessa vez em Brasília, para alinhar parcerias.

O fortalecimento do Ensino Fundamental também foi pauta da reunião. Uma das prioridades da pasta para os próximos anos é a expansão do Programa de Educação Integrada. Atualmente, o projeto funciona em 15 municípios pernambucanos, por meio de parcerias com a rede municipal de ensino, articulando ações de melhorias como a implantação de escola integral nos anos finais do ensino fundamental, além de intervenções em projetos pedagógicos. A expectativa é de que, até 2022, 80 municípios sejam contemplados com esta ação.

Programas

Programa Ganhe o MundoCriado em 2012, o Programa Ganhe o Mundo já enviou, até o momento, mais de 6,5 mil estudantes do ensino médio da rede pública PC COM MIN EDUC 2estadual para países como Argentina, Estados Unidos, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá, Alemanha, Colômbia e Austrália. O próximo passo do programa será a implantação da modalidade de intercâmbio para estudantes de nível técnico e professores da rede pública.

Outro projeto pioneiro de Pernambuco que teve destaque na conversa foi o PE no Campus. Lançada em dezembro de 2017, a iniciativa garante apoio financeiro aos jovens de baixa renda aprovados em instituições públicas de ensino superior fora de sua cidade. As bolsas ofertadas são de R$ 950,00 para o primeiro ano do curso, e de R$ 400,00 no segundo ano.

PC COM MIN EDUC 5

 

O ministro Ricardo Vélez Rodríguez, na reunião com o governador, estava acompanhado de Alfredo Bertini que, posteriormente, seria empossado como presidente da Fundaj.

Também participou da reunião o secretário de Educação de Pernambuco, Frederico da Costa Amâncio.

__________________________________________________________

Outros compromissos do ministro em Pernambuco

Na agenda, Vélez também se reuniu com os reitores das universidades Federal e Rural de Pernambuco. Há uma preocupação, externada publicamente pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) sobre a nomeação dos reitores e reitoras das universidades. O Governo Federal poderá não nomear os primeiros colocados na lista tríplice, dos gestores eleitos. “Nossa preocupação é com a autonomia das universidades”, pontuou o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro. De acordo com a reitora da UFRPE, Maria do Socorro, a escola dos gestores não pode ser atrelada a partidos políticos, no entanto, o assunto não foi discutido a fundo. O ministro da educação terá uma reunião hoje com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andif).

No final da manhã, o ministro empossou o professor e publicitário Alfredo Bertini como o novo presidente da Fundaj, antes de voltar para Brasília, convocado às pressas para uma reunião sobre o acidente de Brumadinho (MG).

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar