IMG-20190612-WA0071

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) comemorou 194 anos de intensa atuação defendendo os pernambucanos, com uma solenidade no Centro de Convenções, em Olinda. A solenidade militar começou com a exibição de um vídeo institucional sobre o dia a dia do trabalho dos praças e oficiais das diversas unidades operacionais da corporação, Durante a celebração, foi entregue a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar, principal comenda da corporação, a 204 autoridades civis e militares que atuaram para fortalecer o trabalho da instituição.

O governador Paulo Câmara (PSB) destacou os avanços que a PMPE vem acumulando nos últimos anos. “Uma ação que contribuiu de maneira decisiva para os 21 meses consecutivos de redução nos números de roubos e 18 meses seguidos de queda nos índices de homicídios em Pernambuco, contabilizados até abril deste ano”. Ele frisou que ainda este ano o Governo do Estado formará mais 60 oficiais da PM e, em julho, será iniciado um curso de formação para mais 500 policiais militares.

Ele disse ter a satisfação de comemorar esta data, agradecer à corporação e reconhecer os bons serviços prestados. “Nem toda instituição consegue completar 194 anos. A história da Polícia Militar de Pernambuco é em favor do povo e da paz do nosso Estado. Sabemos que podemos contar com o trabalho da PM e vamos seguir trabalhando por mais segurança, para que nenhum mal chegue à população. Minhas palavras são de agradecimento, reconhecimento e, claro, de confiança de que a PM continuará a trabalhar por um Pernambuco mais seguro””.

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, ressaltou os avanços da corporação ao longo de quase 200 anos. ““É com imensa satisfação que exaltamos a quase bicentenária Polícia Militar de Pernambuco, que tem merecido atenção prioritária nas políticas integradas de segurança pública. Diante do trabalho incansável que todas as unidades da corporação realizam, é imprescindível sublinhar que a PMPE dignifica nosso Estado e é um orgulho para os pernambucanos””.

Ele também falou sobre os avanços operacionais ocorridos nos últimos anos. “Entre as melhorias está o fato de, pela primeira vez, o Interior do Estado contar com batalhões de unidades especializadas da PMPE, como o 1º BIEsp em Caruaru e o 2º BIEsp em Petrolina. Além disso, foi expandido o policiamento, com o 26º Batalhão em Itapissuma e mais três companhias independentes instaladas na Zona da Mata, no Agreste e Sertão, respectivamente em Tamandaré, Lajedo e Araripina”.

O coronel Manoel Cunha, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), revelou a satisfação de participar de uma solenidade militar tão importante. “Muitos bombeiros militares iniciaram suas atividades profissionais nos Batalhões da PM. Por isso, temos tanta identificação com os colegas policiais militares. Temos muitas coisas em comum em nosso dia a dia. Enfrentamos desafios diários, arriscando nossas vidas para salvar a dos pernambucanos”.

Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco (TRT-PE), Valdir Carvalho; os deputados estaduais Fabrizio Ferraz, Joel da Harpa e Cleiton Collins;,o secretário de Saúde, André Longo; o chefe da Casa Militar, Carlos José, o comandante da PMPE, coronel Vanildo Maranhão e o chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle.

Fotos: Heudes Regis/SEI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar