IMG-20190220-WA0223
Por Márcio Maia

Os políticos pernambucanos voltaram a alcançar destaque nacional, ocupando alguns dos mais importantes cargos tanto no Congresso Nacional, quanto na direção de alguns dos principais partidos. Pernambuco sempre se destacou por sua importância política, como se pode constatar através dos trabalhos realizados pelo ex-presidente da República, Lula (PT), o ex-vice-presidente Marco Maciel (DEM), os ex-governadores Miguel Arraes (PSB) e Eduardo Campos (PSB).
Atualmente, nada menos de quatro dos principais partidos políticos são presididos por pernambucanos. O PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, é presidido pelo deputado federal Luciano Bivar, o PSB é dirigido por Carlos Siqueira, tendo o governador Paulo Câmara na vice, o MDB tem como presidente o ex-deputado Romero Jucá, que apesar de ter sido eleito por Roraima nasceu em Pernambuco, e o PCdoB tem como presidente, a vice-governadora Luciana Santos. O ex-deputado federal Bruno Araújo deverá se eleito presidente do PSDB.

IMG-20190220-WA0225

Também podemos citar como pessoas de grande importância política na estrutura federal, José Múcio Monteiro, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), e a vice, a também ex-deputada federal Ana Arraes. O deputado federal João Campos (PSB), filho de Eduardo Campos, eleito com expressiva votação, já vem sendo apontado como um dos futuros grandes líderes.
CONGRESSO – No Congresso Nacional, os nomes pernambucanos vêm sendo reconhecidos por suas relevantes atuações, tanto no Senado quanto na Câmara Federal. O líder do Governo no Senado, recentemente escolhido pelo presidente Bolsonaro, é Fernando Bezerra Coelho, de grande importância, pois já havia ocupado os mesmos cargos nos governos de Lula (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).
Na Câmara, o líder do DEM é o também petrolinense Fernando Filho, um jovem valor que vem se destacando como grande articulador, seguindo os passos do avô, o ex-governador e senador Nilo Coelho, o primeiro grande líder político da família.

IMG_20190220_192811

Ainda na Câmara Federal, os pernambucanos destacam-se como líderes de suas bancadas. Tadeu Alencar, um dos mais elogiados parlamentares, é o líder do PSB, Augusto Coutinho, como toda sua experiência, lidera o Solidariedade (SD), e Daniel Coelho ocupa a liderança da bancada do PPS, que já foi presidido pelo também pernambucano Roberto Freire, que vem atuando na política paulista.
Por tudo isso, podemos afirmar que Pernambuco é realmente a Capital da Política Brasileira.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar