IMG-20190213-WA0177

O deputado federal Fernando Monteiro (PP/PE) esteve com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, na tarde desta quarta-feira (13), para discutir propostas para a diminuição do desperdício de água. Eles debateram sobre tecnologias que aumentem a produção agrícola no Sertão e, especialmente, sobre sistemas de irrigação, já que Israel é considerado referência em agricultura irrigada.

Além do convite para que o embaixador conheça, pessoalmente, o Vale do São Francisco, em Pernambuco, Fernando Monteiro apresentou as características da região do semiárido, cujas terras são conhecidas como as de maior produtividade do Brasil.

“Buscamos uma forma de viabilizar, por exemplo, a migração dos sistemas de irrigação por aspersão e inundação para o sistema de gotejamento, notadamente mais eficiente”, destacou o deputado pernambucano, lembrando que o método do gotejamento pode reduzir em até 80% o consumo de água.

O embaixador Yossi Shelley afirmou que o Governo de Israel está à disposição para parcerias neste sentido. Recentemente, o estado do Ceará recebeu uma fazenda-modelo de irrigação e utilização sustentável de água para estimular a pesquisa e a economia entre os produtores do estado. O projeto é em parceria com o Governo de Israel, que investiu R$ 40 milhões.

Pela manhã, Fernando Monteiro participou do Encontro com Parlamentares da Gestão 2019-2022, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

IMG-20190213-WA0178

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar