IMG-20181222-WA0044

 

Nesta quinta-feira (20), o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, o secretário da pasta em Pernambuco, Iran Costa, e o deputado federal Fernando Monteiro estiveram ao lado do governador Paulo Câmara em evento, no Palácio do Campo das Princesas, para a entrega de veículos que serão utilizados em várias cidades do Estado para o controle de endemias e anúncio de recursos para a área da saúde. Na sequência, receberam o título de cidadãos de Paulista, em cerimônia realizada no município.

No Palácio do Campo das Princesas, foi assinada portaria para a liberação do repasse mensal de R$ 2,4 milhões para o Sistema Único de Saúde (SUS) de Pernambuco viabilizar uma maior qualificação da assistência na rede de cuidados aos pacientes com câncer e para a aplicação em procedimentos realizados nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) instaladas no Estado.

IMG-20181222-WA0045

Também foi autorizado o reforço mensal de cerca de R$ 1 milhão para habilitação do Hospital de Santo Amaro, ligado à Santa Casa de Misericórdia, como unidade especializada em hemodiálise.

Com isso, mais de 60 máquinas de terapia renal substitutiva serão incrementadas no tratamento aos pacientes do SUS em Pernambuco, o que significa uma ampliação de mais de 360 vagas, garantindo menos tempo na fila de espera de quem precisa desses serviços médicos.

O deputado federal Fernando Monteiro também participou da entrega de caminhonetes para auxiliar 17 municípios pernambucanos no combate às endemias, principalmente, nas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Os municípios contemplados foram: Afrânio, Agrestina, Bom Conselho, Buíque, Dormentes, Iati, Ilha de Itamaracá, Inajá, Ipubi, Lajedo, Ouricuri, Primavera, Ribeirão, Santa Filomena, Saloá, Serra Talhada e Tupanatinga.

IMG-20181222-WA0046

A participação direta de Fernando Monteiro para a conquista dos recursos foi destacada por todos os presentes como peça importante para a melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos. “Rodei em quatro anos mais 350 mil km em Pernambuco. Isso me fez humilde e me deu força pra poder ir à Brasília pedir o certo e ter certeza que este grupo de prefeitos que nos acompanham têm responsabilidade e zelo pelo dinheiro público. Entregar esses carros hoje, além de recursos tão importantes para o andamento dos trabalhos nas cidades, consolida um esforço de anos, onde muita coisa avançou. Com fé e esperança, a gente faz o longe ficar perto”, destacou o parlamentar.

IMG-20181222-WA0047

Na ocasião, Fernando Monteiro também falou sobre a necessidade de um olhar mais presente do novo Governo para o Nordeste. “Gilberto Occhi sempre nos ajudou por se interessar pelo nosso povo, por ter se aproximado dele e conhecido a sua realidade e necessidades urgentes. Só temos a agradecer esse olhar do ministro pelo Nordeste, uma pauta levada a sério por mim. Não vejo no novo governo o sentimento de ajudar nossa Região, enxergando o seu potencial. O nordestino é o povo mais guerreiro do mundo e é por isso que vou ser intransigente em brigar pelo meu povo, precisamos ser reconhecidos. Todos os prefeitos hoje contemplados fazem parte da minha história”, enfatizou Fernando Monteiro.

À tarde, em Paulista, o ministro Gilberto Occhi, o secretário Iran Costa e o deputado federal receberam o título de cidadãos de Paulista. A honraria foi concedida por unanimidade pela Câmara Municipal da cidade. Durante a entrega dos títulos, o secretário Iran Costa adiantou avanços para a criação do centro de hemodiálise na cidade. O ministro Occhi apontou a atuação incansável de Fernando Monteiro na busca por recursos para Pernambuco em Brasília. “Vocês (Junior Matuto, Iran Costa e Fernando Monteiro) são meus amigos há anos. Minha relação com Pernambuco e minha vontade de ajudar continuarão. Teremos mais até meu último dia no Ministério”, afirmou.

“Fernando Monteiro é um homem sério, um grande amigo, uma pessoa que acorda todos os dias renunciando de sua vida pessoal para conhecer esse Estado e sentir de perto as necessidades do nosso povo. Ele transforma esses problemas em desafios, que resultam em conquistas na capital federal. O ministro Occhi é um exemplo de homem comprometido com o nosso Estado e o secretário Iran mantém de pé e com otimismo um setor tão importante quanto o da saúde. Ele merece todo o nosso respeito”, ressaltou o prefeito de Paulista, Junior Matuto.

Fotos: Juana Carvalho/Divulgação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar