Debate terá como foco Política de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme

SAÚDE POP NEGRA

 

 

Nas duas últimas décadas, o Estado brasileiro teve papel relevante na busca do reconhecimento e valorização da ancestralidade africana na formação da nacionalidade brasileira e na identificação e reconhecimento da existência do racismo enquanto ideologia estruturadora de desigualdades. Desta forma, pelo sétimo ano consecutivo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realiza o VII Encontro Estadual sobre Saúde da População Negra. O objetivo, este ano, é refletir sobre o processo de implementação das referidas políticas no Estado.

O encontro ocorreu no auditório da SES, no bairro do Bongi, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra. Segundo os dados do IBGE de 2010, 62% da população pernambucana é composta por pretos e pardos.

Na Saúde, a Política de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, de 2005, e a Política de Saúde Integral da População Negra, de 2009, representam o compromisso político e a incorporação dos avanços técnico-científicos para o cuidado em saúde tendo como marca o enfrentamento ao racismo interpessoal e institucional. Desde 2009, a Secretaria Estadual de Saúde vêm desenvolvendo ações de atenção a Saúde da População Negra, inicialmente com a instituição da Política Estadual de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme em 2008, por meio da Lei 13693/2008. No ano de 2010 foi instituído o Comitê Estadual de Doença Falciforme, por meio da Portaria SES/PE n°658, que posteriormente foi reestruturada pela portaria SES/PE n° 685/2012, e por fim foi instituído o Comitê Estadual de Saúde da População Negra (CESPN), no ano de 2014, portaria SES/PE N° 139/2014.

A coordenadora de Atenção à Saúde da População Negra da SES, Miranete Trajano de Arruda, explicou que será traçada uma linha do tempo a fim de percorrer e socializar com os participantes a experiência vivenciada, os objetivos alcançados e os desafios ainda existentes para efetivação plena das políticas no período de 2012 a 2018. “Temos ancorado as bases das políticas nos pilares da intersetorialidade, ampliação do conhecimento, qualificação da assistência e participação e fortalecimento do controle social, com vistas à consecução da equidade na Atenção à Saúde da População Negra”.

A coordenadora nacional do Programa de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme do Ministério da Saúde, Joice Aragão, também participa das discussões e ministrará conferência, sobre a História da Doença Falciforme no Brasil. Também será abordado o tema sobre Completitude da Variável Raça/Cor nos Sistemas de Informação em Saúde. Já no dia 21 de novembro ocorre web conferência pela Rede Nutes (www.redenutes.ufpe.br) voltado para profissionais de Saúde, com a temática racial.

O Governo de Pernambuco lançou em 2017 o Comitê de Equidade e Educação Popular em Saúde de Pernambuco. O grupo, formado por órgãos estaduais, instituições de ensino, movimentos sociais e pelo controle social, tem o objetivo de articular, dar apoio técnico e monitorar políticas públicas específicas voltadas para a População Negra, LGBT, em Situação de Rua e do Campo, da Floresta e das Águas, além de trabalhar Educação Popular em Saúde e as Práticas Integrativas e Complementares. Com isso, busca-se afirmar os princípios de equidade no SUS e a garantia de acesso às ações e serviços de saúde para toda população pernambucana.

________________________________________________________________________________
PROGRAMAÇÃO
7:30 horas – Acolhimento e inscrição dos participantes
8 horas – Mesa de Abertura
8:30 horas – A História da Doença Falciforme no Brasil por Joice Aragão – Coordenadora Emérita da Política Nacional de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme
9:30 horas –  Retrospectiva: Política de Saúde da População Negra. “Pernambuco agora tem, Pernambuco valoriza”, por Miranete Arruda
10:30 horas – Em Busca da Equidade, Completitude da Variável Raça/Cor nos Sistemas de Informação em Saúde, por Romildo Assunção
11:30 horas – Reconhecimento público da contribuição de instituições e pessoas à implementação da Política de Saúde da População Negra e da Política da Doença Falciforme.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar