NAVIOS - Colegiado debateu ações para reaquecer a produção local, afetada nos últimos anos pela crise econômica nacional (Foto: Sabrina Nóbrega)
NAVIOS – Colegiado debateu ações para reaquecer a produção local, afetada nos últimos anos pela crise econômica nacional (Foto: Sabrina Nóbrega)

 

Organizado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe, um grupo de deputados visitou, nesta quinta (8), o Estaleiro Vard Promar, instalado desde 2013 no Complexo Industrial Portuário de Suape. A comitiva conheceu o processo de produção de navios da companhia norueguesa e debateu, junto à diretoria da empresa e ao Sindicato de Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco, ações para reaquecer o setor, afetado nos últimos anos pela crise econômica nacional.

Vice-presidente do estaleiro, Guilherme Coelho informou que a companhia participa de um processo licitatório lançado pela Marinha do Brasil para compra de quatro corvetas (navios de patrulhamento), num valor estimado de U$ 1,6 bilhão.

Atualmente, a concorrência está avaliando a capacitação técnica das empresas participantes e o impacto econômico e social que a produção irá causar na região em que elas estão instaladas. Coelho falou sobre a expectativa da companhia para ganhar a licitação, o que traria empregos e investimentos para o Estado em um momento de baixo volume de produção. Segundo ele, o Vard Promar vem desmobilizando trabalhadores por conta da baixa demanda e entregará sua última encomenda em dezembro.

“Ganhando esse projeto, teremos oito anos de obras, que vão gerar pelo menos mil empregos diretos e cinco mil indiretos. Isso é extremamente importante, tanto para o nosso estaleiro como para a economia de Pernambuco”, analisou o gestor, informando que o resultado do processo licitatório, que conta com quatro consórcios habilitados, sairá em março de 2019. “Esse encontro com os deputados é importante para a gente mostrar a eles os impactos positivos dessa concorrência para o nosso Estado.”

A opinião é compartilhada pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Henrique Gomes. Segundo ele, o setor naval do Estado – que conta com o Vard Promar e o Estaleiro Atlântico Sul, também em Suape – chegou a empregar, diretamente, cerca de 7500 funcionários em 2014. Hoje, o primeiro estaleiro emprega menos de 300 pessoas e o segundo, dois mil funcionários.

“Há ainda os trabalhadores terceirizados e aqueles das empresas paralelas, que trabalham na construção dos materiais para fazer o navio. Então, a gente sabe que uma encomenda dessa mexe com a cadeia produtiva do Estado e com a economia da região mais próxima de Suape, como Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho”, observou.

Presidente da Comissão, o deputado Aluísio Lessa (PSB) disse que o colegiado vai trabalhar na articulação da bancada federal de Pernambuco em defesa do projeto. “Viemos demonstrar que o estaleiro pode contar com a Assembleia nesse processo. É fundamental envolver os 25 deputados federais de Pernambuco, os três senadores, o governador Paulo Câmara e toda a Alepe nessa iniciativa tão importante para nosso Estado”, garantiu.

ALEPE COMISSÃO VISITA 1Antes da visita, os parlamentares foram recebidos pelo diretor de Gestão Portuária do Complexo de Suape, Paulo Coimbra, e pela diretora de Relações Institucionais da empresa, Rayssa Acioli. Eles apresentaram à comitiva os projetos em desenvolvimento, que têm o objetivo de oferecer infraestrutura para companhias de diversos ramos se instalarem.

Segundo afirmaram, atualmente há cem empresas implantadas ou em processo de instalação em Suape, as quais movimentam cerca de 22 mil empregos. Além de Aluísio Lessa, participaram da visita os deputados Ricardo Costa e Zé Maurício, ambos do PP, e a deputada Laura Gomes (PSB).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar