FHC NA POLTRONA

 

PODER360

 

O ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, e o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), trocaram farpas no Twitter. Na 2ª feira (5/11), após ser assediado por apoiadores de Bolsonaro que o qualificavam de comunista, FHC disse: “A desinformação é péssima conselheira, sobretudo vinda dos poderosos”.

O imbróglio começou no domingo (4/11), quando Bolsonaro postou uma foto de Fernando Henrique lendo o livro “Prisioner of The State – The Secret Journal of Chinese Premier Zhao Ziyang”.

A obra foi escrita por Zhao Ziyang, ex-líder comunista e ex-premiê da China, deposto da liderança do Partido Comunista da China, em 1989, e preso. No livro, o autor critica o regime chinês e se opõe aos massacres ocorridos na Praça da Paz Celestial. Ziyang faleceu em 2005, aos 85 anos.

Apesar de ter sido postada sem nenhum comentário de Bolsonaro, a foto rendeu comentários dos seguidores do militar de que FHC seria adepto do comunismo. O clique foi compartilhado mais de 2,4 mil vezes e foi curtido mais de 21 mil vezes pelos seguidores do presidente.

Em resposta, FHC ironizou: “Na foto do Twitter do presidente eleito eu apareço lendo um livro do ex-premiê da China, deposto e preso, em que critica o regime. Isso aparece como ‘prova’ de que sou comunista. Só faltava essa. Cruz, credo! A desinformação é péssima conselheira, sobretudo vinda dos poderosos”.

Prisoner Of The State: The  Secret  Journal  of  Premier  Zhao  Ziyang é um livro de memórias do ex-general e secretário do partido comunista chinês Zhao Ziyang. Ele foi demitido após os protestos na Praça da Paz Celestial, em 1989, quando o exército chinês reprimiu manifestações lideradas por estudantes que reclamavam do excessos de repressão e corrupção do governo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar