FEIRA

Por Márcio Maia

 

Será inaugurada no próximo sábado (3), no Parque de Exposição do Cordeiro, no Recife, a 77ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, que é considerada como a mais importante do Norte e Nordeste e uma das mais concorridas do País. Milhares de animais estarão em exposição nos diversos estandes, onde poderão ser vistos pelo público e também concorrerão a diversas competições.

Poderão ser vistos pelos visitantes bovinos, caprinos, equinos, suínos, além de galinhas e patos. Na feira, o público poderá adquirir animais diversos e aproveitar as diversas barracas com bebidas e comidas típicas.

FEIRA1Agricultura Familiar – Na feira, os produtos produzidos pela agricultura familiar vão ter um local de destaque em estande montado pela Secretaria de Agricultura e reforma Agrária (SARA), com 420 metros quadrados na rua principal do parque.

Até o dia 11 de novembro, associações de produtores rurais de diversas regiões do Estado participam do evento, que é uma janela de oportunidades para grandes negócios. Por meio do apoio de suas vinculadas, Adagro, ProRural, IPA, Iterpe e Ceasa, além da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SEAF), agricultores familiares e artesãos vão expor produtos os mais diversos ao público presente, apresentando o resultado de seus trabalhos, que serão comercializados a preços acessíveis.

Entre os alimentos, frutas e verduras, incluindo orgânicos, estarão à venda: mamão, batata doce (e sua farinha), macaxeira a vácuo, jerimum, banana, inhame de duas espécies, mandioca, feijão, dentre outros. Doces de várias qualidades, queijos diversos (inclusive de cabra), goma, polpas de fruta, bolos de macaxeira e batata não podem faltar. Os produtos feitos à base de mel também fazem sucesso na feira.

Os visitantes poderão conferir ainda produtos fitoterápicos da Amarfitsa, da Muribeca, o café Terral, de Taquaritinga do Norte, mudas de plantas, de Tamandaré, produtos da Associação Arte do Sertão, de Petrolândia, rapadura de Aliança, os agroecológicos da Terra Viva, de Abreu e Lima, e produtos diversos vindos de alguns assentamentos do Estado, como Frecundim, Galiléia e Ulisses Pernambucano.

O setor da agricultura familiar é responsável por 33% do valor bruto da produção agropecuária do País e pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar