UMA NOVA COPA NO BRASIL


Por: Marcos Lima Mochila
Este ano, mais uma vez, o Brasil se deu mal na Copa do Mundo.
A falta de comando, de responsabilidade, de respeito ao sentimento e à torcida de mais de 200 milhões de brasileiros, nós vimos a seleção entrar em derrocada e, mais uma vez, sair humilhada de uma Copa do Mundo.
A Seleção Brasileira de Futebol é algo tão nosso, que a convocação deveria ser feita após um plebiscito nacional, para se escolher os jogadores a serem convocados.
Do jeito que é hoje, com poucos decidindo os destinos de uma seleção que é do Brasil, onde entram interesses espúrios, trocas de favores, corrupção e muita mixórdia, dá no que dá: derrotas, humilhações, tristeza de uma nação inteira.
Infelizmente, contra esses fatos, o povo brasileiro não pode fazer NADA!
Mas, agora, vamos ter a oportunidade de participar e de mudar o resultado na nova Copa que teremos no Brasil. E somos nós, os brasileiros, que vamos convocar a nossa seleção e vamos também construir o resultado, o placar que quisermos.
E se temos esse poder, se temos essa oportunidade, não podemos relutar. É necessário que assumamos o controle da situação, que coloquemos a seleção no campo e acompanhemos toda a partida. Acompanhemos também os treinos. Cobremos retidão, cobremos seriedade, cobremos ficha limpa. Não descuidemos de fazer tudo isso, para que não tenhamos que sair distribuindo cartões vermelhos por aí, após as faltas cometidas pelos atletas que nós selecionamos e colocamos pra jogar.
Vamos escolher esses atletas no próximo dia 7. Temos que ir armados com a maior e melhor arma que temos para mostrar pra eles que nós somos os mandantes: o nosso voto, que é a única arma que temos para coloca-los na seleção.
Lembremo-nos que, há alguns anos atrás, por duas vezes tivemos que cortar os comandantes da seleção que nós criamos: em 1992, pintamos a cara e fomos pras ruas, exigindo o fim de uma seleção, cujo comandante era um traidor. Traiu nossa confiança, traiu nossa escolha. Não conseguimos mudar toda a seleção, mas mudamos o comandante do ataque da seleção, seu Fernando Collor de Melo.
Aquele era o momento para tomarmos as rédeas da situação e não permitir que outros comandantes fossem convocados para a nossa seleção, vindo a cometer os mesmos erros daquele que conseguimos derrubar.
E lá se passaram 24 anos e eis que, novamente, tivemos que ir pras ruas, nem sempre pintados como na época dos caras-pintadas, mas com a mesma disposição e a coragem para, mais uma vez, darmos cartão vermelho ao comandante da seleção, no caso, À COMANDANTE, d. Dilma Roussef.
E novamente o jogo foi suspenso, colocaram o reserva, mas, no final, a emenda foi tão ruim quanto o soneto. O que fizemos foi trocar seis por meia dúzia.
Não é mais admissível que selecionemos mal, quebremos a cara, percamos o jogo e tenhamos que, mais uma vez, expulsar o comandante.
Está chegando a hora da verdade, da decisão correta, da convocação e da escalação certas. A Confederação já não aguenta mais tantos desatinos, tanto mau-caratismo, tanta corrupção e tanto furto, desfalque, desvio, subtração, golpe, rombo, ladroagem, pilhagem, espoliação, usurpação, saqueio, escamoteio e outras roubalheiras mais. A poupança está quase no fim e os cofres estão quase vazios. Não dá mais para haver mais saques aos cofres que guardam nosso suor, nosso dinheiro.
Está chegando a hora, também, de criarmos vergonha na cara e não trocarmos mais nosso voto por alguma vantagem. Porque reclamamos que uma parte dos jogadores convocados são desonestos mas, nós também, muitas vezes nos vendemos por uma dúzia de telhas, um milheiro de tijolos, uma carroça de cimento.
É CHEGADA A HORA de darmos um BASTA!!! Um basta a tudo isso que é contra o cidadão brasileiro, todo o furto que acaba por secar nossos cofres, zerar nossas reservas e nos impedir de termos a Saúde que necessitamos para viver melhor; a Segurança que precisamos para não vivermos, em casa, entre grades, na rua, amedrontados até com nossa própria sobrar; a Educação que precisamos dar para nossos filhos, para educá-los e garantir um futuro melhor e mais digno para eles; Emprego, para que não tenhamos que sobreviver/vegetar com uma esmola chamada Bolsa Família que, na maioria das vezes não chega aos beneficiários a que se destinam. O Brasil não pode derreter mais do que já derreteram.
É CHEGADA A HORA de darmos um BASTA!!! Um basta aos políticos desonestos, que buscam durante 2, 3 meses nos conquistar com falsas promessas que depois caem no esquecimento e só vão lembrar de nós novamente, 4 anos depois.
É CHEGADA A HORA de votarmos corretamente para que não nos arrependamos logo em seguida. É chegada a hora de escolher corretamente os jogadores que vão formar a seleção que represente o Brasil e nos represente. Escolher bem o comandante de ataque, porque ele vai ser o maior responsável pelos gols que a seleção terá que fazer. Escolher o restante do time, para as posições de governador, senadores, deputados federais e deputados estaduais e, daqui a mais dois anos, complementar a seleção em outras posições: de prefeito e vereadores.
Temos que pensar se queremos um Brasil desgovernado, à beira do abismo, sem crédito externo nem interno, cheio de todas as mazelas, que nos empobrecem, humilhado, apequenado e amedrontado ou se queremos um BRASIL FIRME, FORTE, “GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA”, GIGANTE PELA FORÇA DO SEU POVO, UM POVO QUE “NÃO FOGE À LUTA, NEM TEME, QUEM O ADORA, A PRÓPRIA MORTE”.
É AGORA OU TEREMOS QUE ESPERAR, POR MAIS QUATRO ANOS, UMA NOVA COPA E, SE ESTIVERMOS VIVOS, ENXERGARMOS QUE É HORA DE MUDAR!
